Dupla é presa dentro da empresa Dana em Jundiaí
Por Fábio Estevam / Jornal de Jundiaí
Dois homens foram presos por tentativa de furto dentro da empresa metalúrgica Dana, na Vila Arens, em Jundiaí, na madrugada deste domingo (13). Conduzidos pela Polícia Militar ao Plantão Policial, ambos ficaram presos em flagrante. Junto do Boletim de Ocorrência, que será enviado ao juiz da audiência de custódia nesta manhã, o delegado Rodrigo Carvalhaes também enviou um apelo para que o flagrante de ambos seja convertido em prisão preventiva. Para justificar o pedido, o delegado citou o histórico criminal da dupla, classificando como "impressionante".
Policiais militares em patrulhamento pelo bairro por volta 2h15 foram solicitados para atender ocorrência de furto em andamento dentro a empresa Dana. Ao chegarem ao local, eles foram informados pelos seguranças, que dois ladrões ainda estavam no interior da empresa tentando furtar fios de cobre.
Os agentes então iniciaram varredura e, após algum tempo de caça, acharam dois homens escondidos próximos ao almoxarifado, sendo que um deles já estava na posse de vários metros de fio, que havia acabado de arrancar - o fio foi posteriormente avaliado em R$ 1 mil. Já o comparsa foi preso com um alicate, usado para cortar o fio.
No Plantão Policial, após serem conduzidos pelos militares, o delegado determinou a prisão em flagrante de ambos, encaminhando-os ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.
Junto ao BO enviado ao juiz da custódia, Carvalhaes emendou: "a segregação cautelar é imprescindível para se garantir a ordem pública. Isso porque o histórico criminoso da dupla é impressionante, deixando claro que fazem do crime seu meio de subsistência, não assimilam a terapêutica criminal e, por isso, não deveriam estar em liberdade. Ocorre que, em liberdade, voltam a praticar os mesmos ilícitos em busca de recursos para adquirirem novamente drogas de alto poder viciante, especialmente "crack", em uma espécie de "ciclo vicioso", que precisa ser interrompido imediatamente."
Sobre ter ficado impressionado, Carvalhaes conversou com o Jornal de Jundiaí e revelou que são inúmeros crimes diversos no histórico criminal dos presos, a maioria por furto: "é um 'livro', tamanha a quantidade de passagens criminais dos dois".