Duelo de Motos 2022 define participantes
A competição, a mais importante de Estilo Livre do país, reunirá dez pilotos
Foto: Divulgação/Victor Silva
Estão definidos os participantes do Duelo de Motos/Super FMX 2022, a principal disputa de motocross estilo livre no país, programada para o período de 4 a 6 de março na Estância de Atibaia, em São Paulo. Serão dez pilotos, sendo nove brasileiros e um estrangeiro, que mostrarão suas habilidades na Arena do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, localizado na Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Parque das Águas. A final de domingo terá transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
Os confirmados são o chileno Javier Villegas, campeão do evento em 2017; Jonilson “Kiko” Silva (Boa Vista/RO), vencedor em 2020, Gilmar "Joaninha" Flores (Sinop/MT), hexacampeão da Copa Brasil e campeão Desafio Internacional de Motocross Estilo Livre em 2014; Marcelo Simões (Herculândia/SP), campeão mundial no Freestyle Motocross das Nações e recordista de títulos (5) no Brasileiro de FMX; Claudio "Claudinho" Rocha (Fortaleza/CE); Robertt "Robertinho" Fire (Inocência/MT); Diego Djamdjian (São Paulo/SP); Tatá Mello (Atibaia/SP); Jeff Campacci (Campinas/SP); e Cyro Oliveira (Bragança Paulista/SP), primeiro campeão brasileiro de FMX no país e que tem o título latino-americano da modalidade. Cyro, aliás, substitui o tricampeão Fred Kyrillos, vencedor em 2018, 2019 e 2021, que não poderá participar desta edição.
Uma das atrações do Duelo de Motos é justamente seu sistema de disputa. Ao contrário do que acontece em outros eventos com chave aberta, onde cada piloto se apresenta e recebe uma classificação com base em sua nota, no Duelo de Motos as competições acontecem em um sistema “homem a homem”. Dois pilotos se enfrentam diretamente e somente o vencedor de cada bateria segue para fase seguinte.
Para garantir a classificação, os pilotos deverão elaborar uma rotina de manobras desafiadoras, levando em conta o seu grau de dificuldade, a extensão de seus movimentos e a forma como eles serão distribuídos ao longo dos obstáculos durante a apresentação.
Para o coordenador técnico, Guilherme Gaino, um dos principais desafios é o próprio percurso. “A pista é construída em cima de uma sequência de saltos logo no começo e utilizam uma rampa de terra que muda a cada apresentação. Outro ponto é a altura das rampas, que deverão ficar entre 26 e 28 metros – as provas tradicionais costumam ter 21 metros – aumentando a dificuldade para a realização das manobras”, explica. “Como o circuito já foi utilizado em outras edições, os pilotos precisarão ter muita criatividades nas manobras”, encerra.
Protocolos
O evento será fechado com controle de acesso – a entrada será um quilo de alimento não perecível destinado ao Fundo Social de Atibaia – e será permito somente 70% da capacidade total do local. Também será exigida a apresentação do comprovante de vacinação Covid com a 2° dose e um documento com foto, o uso de máscara e será disponibilizado álcool em gel em diversos pontos da arena. Ainda será proibida a entrada com coolers com bebidas e alimentos, exceto água.
O Duelo de Motos 2022 tem organização e realização do IAPOIO e Esporte Multiplataforma, com patrocínio de Monster Energy Drink, Dorflex, Magazine Torra, Pixbet e apoio especial da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio das Secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer