DRS-Campinas dá sinais de melhora quanto ao atual cenário da pandemia
O número de internações por covid-19 no DRS-Campinas caiu 20,39% entre os últimos dias 4 e 10
Foto: Arquivo JI
Da Redação
De acordo com análise do Observatório PUC-Campinas, o Departamento Regional de Campinas (DRS-Campinas) registrou 1.753 internações por covid-19 entre os últimos dias 4 e 10 (14ª semana epidemiológica). Numa comparação com a semana anterior, houve queda de 20,39%.
O número de pacientes na fila de espera por leitos de UTI também diminuiu no período, passou de 94 para 26. No entanto, a taxa de ocupação ainda permanece próxima dos 100%.
Para o infectologista e professor de Medicina da PUC-Campinas, André Giglio Bueno, tais números trazem esperança por dias melhores, mas não colocam a região em posição de conforto. “Todos nós aprendemos, no decorrer deste ano de pandemia, que não há espaço para relaxamento das medidas de prevenção, e seguimos apreensivos com a possibilidade de novo aumento de casos devido às aglomerações nos feriados do início de abril”.
Aspecto econômico
No aspecto econômico, o contexto sanitário atual de atraso nas vacinas e ausência de benefícios pagos no ano passado derrubou a previsão do PIB para -0,5% no primeiro trimestre, segundo a Carta de Conjuntura do IPEA. Ainda de acordo com o documento, o PIB deve crescer apenas 3% em 2021.
O economista Paulo Oliveira, que coordena as análises relativas à covid-19 pelo Observatório PUC-Campinas, lembra que a vacina, considerada a principal solução para a retomada da atividade econômica, foi aplicada em somente 11,1% da população. “Assim, medidas efetivas de proteção do emprego e da renda precisam ser tomadas”, afirma.