Dr. Renan Irabi fala sobre aumento de casos de gripe e covid-19 em Itatiba
Especificamente sobre a covid-19, o secretário de Saúde afirmou que a maioria dos casos é leve, o que não tem elevado o número de internações pela doença
Foto: Márcio Egídio/JI
Em entrevista ao jornalismo da CRN, o secretário de Saúde de Itatiba, dr. Renan Irabi, comentou o aumento de casos de gripe e covid-19 no município nesse começo de 2022. Ele disse que a semelhança dos sintomas tem causado certa confusão nas pessoas. “A gente começa o ano observando um aumento dos casos de síndrome gripal, e aí as duas coisas se confundem, já que a gente também vê os casos de covid aumentarem, muito provavelmente desencadeados pela variante Omicron, e isso gera, às vezes, certa confusão nas pessoas”.
Especificamente sobre a covid-19, o secretário afirmou que a maioria dos casos é leve, o que não tem elevado o número de internações pela doença. “Isso é um sinal de que a vacina tem surtido o efeito esperado, que é justamente não deixar que as pessoas tenham a forma grave da doença”, ressaltou.
Dr. Renan lembrou que os casos envolvendo síndrome gripal estão sendo atendidos na UPA, Santa Casa e Centro de Contingência (Tiro de Guerra), além dos postinhos. O secretário ressaltou que a Santa Casa também recebe pessoas com outras doenças, e alguns casos são graves, por isso o atendimento tende a ser mais demorado. A recomendação é para que a população procure o Centro de Contingência, que irá atender até o próximo dia 21 especificamente pessoas acima de 16 anos que apresentem sintomas de síndrome gripal, que são: febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, coriza ou congestão nasal.
O secretário de Saúde esclareceu que nem todas as pessoas com sintomas de gripe realizam o teste para covid-19. Ele afirmou que quem decide é o médico que faz a avaliação do paciente. “A gente percebe que pessoas que não têm sintoma nenhum querem fazer o teste, mas há uma escassez deste produto no mercado, então não dá pra testar todo mundo desenfreadamente sem nenhum critério”, explicou.
Cento de Contingência
O Centro de Contingência seguirá funcionando de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, no pátio externo do Tiro de Guerra, ao lado do Ambulatório Central de Especialidades do SUS (ACE/SUS). No local, as pessoas acima de 16 anos com sintomas de gripe contam com o atendimento de até dois médicos e uma equipe completa de enfermagem. A farmácia do SUS também fica disponível ao público no mesmo período. O Tiro de Guerra está localizado na Avenida Antônio Galvão de Camargo, 430 - Jardim de Lucca.