Douglas Augusto afirma que isolamento é a única maneira de conter o coronavírus
"Não é possível que menosprezemos a doença simplesmente por produzir um resfriado em uns e altíssima chance de morte em 15% da população", disse o prefeito
Foto: JI/Lucas Selvati
Da Redação
Na noite da última terça-feira, 24, após o presidente Jair Bolsonaro reafirmar, em rede nacional, que o coronavírus é uma “gripezinha” e que o Brasil deveria voltar à rotina, inclusive, mandando as crianças de volta às aulas, o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira ressaltou que Itatiba não dará um passo atrás e continuará agindo de maneira firme no combate ao vírus.
“Sem vacina, sem testes para todos e sem medicamentos que eliminem o risco à vida, o isolamento de grande parte da população tem se mostrado a única maneira de conter o covid-19. Itatiba não dará um passo atrás nas medidas de contenção e de isolamento. Quem quiser a responsabilidade de decidir, que recorra à Justiça, defendendo sua visão ou se candidate ao meu posto. Decisão dura, difícil, mas que precisa ser mantida, com a cidade tendo às portas uma doença desconhecida e com a qual o mundo ainda não sabe lidar”, disse o prefeito, em nota divulgada no Facebook.
Douglas afirmou, ainda, que, além de portadores de doenças autoimunes, crônicas ou com alguma deficiência, o município possui, atualmente, cerca de 18 mil pessoas com 60 anos ou mais. “São nossos vizinhos, nossos amigos, nossos avós. Gente que trabalhou a vida inteira na lavoura, na indústria, no serviço pesado da construção civil. Tudo para termos o País em que vivemos hoje. Dentre elas, dona Benedita, minha avó, assim como os avós de todos vocês que por aqui me acompanham”, relatou.
Covid-19
O texto do prefeito ainda esclarece sobre o covid-19. “O coronavírus é uma doença que se alastra de forma silenciosa. Ela não depende de nossa alimentação, do nosso comportamento, da nossa genética. O vírus produz uma pneumonia e leva à morte. Isso tudo após o beijo carinhoso de um neto que voltou da aula ou após o abraço de um filho querido que retornou das férias”. “Não é possível que menosprezemos a doença simplesmente por produzir um resfriado em uns e altíssima chance de morte em 15% da população. O covid-19 sobrecarrega o sistema de Saúde do País por onde passa, breca a economia na marra, tira a vida de jovens sim e, principalmente, dos idosos”, comentou.
Douglas Augusto ressaltou, ainda, que, “de um lado, temos a OMS, ONU, NBA, FIFA, Comitê Olímpico, Índia (que anuncia o maior isolamento da história - 1,3 bilhão de pessoas), países europeus, infectologistas, renomadas universidades e prestigiados pesquisadores. Do outro, o ‘eu acho’. A quem tem a responsabilidade de um cargo, como eu, não resta dúvidas na escolha”, finaliza o prefeito.
Barreiras sanitárias
Em Itatiba, as barreiras sanitárias estão posicionadas em pontos estratégicos e iniciaram os trabalhos no último sábado, 21. Os profissionais estão aferindo a temperatura daqueles que passam pelos pontos de fiscalização. Quem estiver com temperatura corpórea superior a 37,8ºC será orientado a voltar para a sua cidade de origem. Caso seja morador de Itatiba, o mesmo será encaminhado ao UPA.
As barreiras estão localizadas na Rua Antônio Schiavinatto com a Avenida Luciano Scavone (próximo a Rotatória do Extra); Rodovia Itatiba-Valinhos, em frente à Emeb Maria Salles; Rotatória do Beija-Flor; Avenida Pedro Mascagni;
Estrada Municipal Antônio Benedito Regagnin (Pq. da Colina); Avenida Nossa Senhora das Graças, na altura do Recanto dos Pássaros; Rotatória do Itatiba Mall/UPA; Ponte do Rio Atibaia x Avenida Fioravante Piovani; e Rotatória da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro da Ponte (CCZ).