‘Domingo no Parque’ promove inclusão e lazer
Crianças durante atividade cultural no Parque Luís Latorre, no último domingo
Foto: Divulgação/PMI
A Prefeitura de Itatiba promoveu, no último domingo, 26, o evento “Domingo no Parque”, que levou famílias ao Parque Luís Latorre para atividades de lazer e de conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, dentro do Programa Ação e Inclusão. Danças e atividades adaptadas permitiram que pessoas com diversos tipos de deficiência participassem da programação.
Na ocasião, foi entregue, ao pequeno Pedro Henrique Souza Finati, de três anos, a primeira carteirinha de identificação do autista (CIPTEA) em Itatiba. Pedro Henrique, acompanhado dos pais José Henrique Tavares Finatti e Vanessa G. de Souza Pinto Finatti, recebeu a CIPTEA das mãos do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Itatiba conta, desde 2019, com lei municipal que dá aos autistas direito à carteira de identificação, o que garante seus direitos estabelecidos nacionalmente, como atendimento preferencial em filas, estacionamento especial, etc. O documento que passa a ser emitido facilita agora a vida de pais de crianças e também dos adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Festival Paralímpico
Na oportunidade, foi comunicado que Itatiba sediará, no começo de dezembro, o Festival Paralímpico Loterias Caixa, atividade esportiva organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em apenas 69 cidades brasileiras. O Festival é destinado a crianças de oito a 17 anos, com e sem deficiência. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo país por meio das atividades físicas.
Realizado pelo Programa Inclusão e Ação, “Domingo no Parque” foi a primeira das ações previstas pela Prefeitura de Itatiba para dar maior visibilidade à Luta da Pessoa com Deficiência.