Domingo de Páscoa encerra celebrações da Semana Santa
As paróquias do município realizaram a tradicional Procissão da Ressurreição e a Missa Solene de Páscoa
Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Da Redação
A Semana Santa foi encerrada no último dia 9, com a celebração do Domingo de Páscoa. Neste dia, a Igreja Católica reúne os fiéis para comemorar a passagem da Morte para a Vida e do Pecado para a Graça. As paróquias do município realizaram a tradicional Procissão da Ressurreição e a Missa Solene de Páscoa.
Não se trata apenas de uma celebração de um fato passado, esta é a festa da Redenção do Homem. Comemora-se a vitória de Jesus que desceu à mansão dos mortos e ressuscitou no terceiro dia para salvar os pecados dos homens. Através da sua ressurreição, Cristo prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus. Esta é, portanto, uma das maiores datas do calendário cristão, por isso, os fiéis costumam se reunir para festejar o renascimento do Filho de Deus e o celebram com um almoço especial e a distribuição de ovos de Páscoa.
Origem
A origem desta comemoração veio a partir da última ceia de Jesus com os 12 apóstolos. Esta celebração, que começou na Quarta-Feira de Cinzas e será encerrada hoje, leva o nome de Quaresma. E esta Semana Santa lembra os últimos dias de vida de Jesus, que foram os mais dolorosos. Ele sabia que seria condenado e morto, mas aceitou seu destino sem se rebelar, por isso, os ritos da Igreja representam o processo – a crucificação, a morte e a ressurreição de Cristo.
A data foi criada durante o concílio de Nicea em 325 d.C., como sendo “o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia, que ocorre após ou no equinóceo da primavera local”.
No município
Na Basílica Menor Nossa Senhora do Belém na sexta-feira, dia 7, foi realizada Adoração ao Santíssimo, com Irmandades e Pastorais, na Basílica. No Domingo, dia 9, Procissão da Ressurreição e Missa Solene de Páscoa na Basílica.
Na Paróquia Nossa Senhora da Penha, sexta-feira, dia 7, Adoração; celebração da Paixão do Senhor; teatro e procissão do Senhor Morto. Sábado, dia 8, foi realizada solene Vigília Pascal. No Domingo de Páscoa, Procissão da Ressurreição e Santa Missa.
Na programação da Paróquia Santo Antonio e Nossa Senhora Aparecida, sexta, dia 7, Celebração da Paixão, na Paróquia Santo Antonio; e procissão de São Judas. No sábado, Vigília Pascal Santo Antonio. Domingo de Páscoa, foi realizada procissão e missa solene.
Paróquia Santa Cruz: na sexta-feira, dia 7, solene da Via Sacra, vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento. No sábado, solene vigília Pascal com benção do fogo novo e do círio pascal; missa da ressurreição. Domingo de Páscoa, celebração solene da Santa Missa na Páscoa da Ressurreição.
Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi realizada Procissão da Ressurreição e Santa Missa de Páscoa.
Cerimônia de Lava Pés na Paróquia Nossa Senhora da Penha
Missa Solene da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida
Santa Missa na Paróquia de Santa Cruz
Fiéis reunidos na Paróquia do Belém