Diversão segura no verão: brincadeiras ao ar livre para seu pet
Aproveite a estação mais quente para transformar o verão em uma temporada de alegria para seu companheiro de quatro patas
Foto: Divulgação
A chegada da estação mais quente do ano pede alguns cuidados com o pet, como oferecer mais água e deixá-lo em um ambiente arejado. No entanto, o calor também permite mais brincadeiras, principalmente aquelas ao ar livre, ou seja, vale levar o cão para um passeio ou se divertir com ele no jardim de casa.
Se você quer aproveitar o espaço disponível no seu lar, não se esqueça de instalar um portão para cachorro, a fim de incentivar o pet a ficar no quintal. Confira agora brincadeiras que combinam com o ar livre e aproveite o momento ao lado do seu companheiro canino.
Frisbee
Uma das brincadeiras clássicas ao ar livre é jogar um frisbee e deixar que seu cão pegue e traga até você. A ideia é desafiá-lo não apenas nas distâncias, mas nos pulos, e você terá que treiná-lo desde pequeno para ele entender o jogo.
Bolinha
A maioria dos cães é apaixonado por bolinhas. Dentro de casa, aquelas mais barulhentas, próprias para serem mordidas, fazem sucesso. Agora, quando a brincadeira é ao ar livre, o objetivo é outro, buscar a bolinha e trazê-la de volta ao dono.
Piscina
Existem raças apaixonadas por água, como os Goldens e Labradores. Se você tem piscina em casa e seu cão sabe nadar, deixe que ele aproveite um pouco a piscina. Além de se exercitar, ele também se refresca caso o dia esteja muito quente. Só não se esqueça do protetor solar canino e de ficar por perto para se divertir junto.
Corrida
Entre as brincadeiras preferidas, essa é uma ótima opção para eles exercitarem as patinhas. Corra com ele, caso queira se exercitar também, ou o incentive a correr atrás de você, como se estivessem em um pega-pega. Para isso, utilize algum brinquedo que o pet ama.
Achar o brinquedo
Uma caça ao tesouro é ótima para estimular o faro e desafiar seu amigo de quatro patas. Para que ele se anime e tope a brincadeira, além de selecionar os brinquedos preferidos, pegue alguns daqueles em que pode colocar petiscos e comida. Esconda muito bem e deixe que ele encontre tudo.
Cabo de guerra
Um brinquedo de corda já resolve a questão e estimula o cão. Ofereça um dos lados para ele morder e segure o outro. Puxe e deixe que ele puxe o outro lado, só tome cuidado para não exagerar na força, o objetivo é ser divertido e ninguém deve sair machucado.
Pista com obstáculos
Uma ótima ideia para quem está ensinando alguns truques para o cão. Monte uma pista com pequenos obstáculos, podem ser cordas, cones e bambolês. Depois, com a ajuda de petiscos, incentive o pet a passar por toda a pista. Também é válido comprar um túnel de tecido para que ele passe por dentro.
Pular
Quer ensinar o seu cão a pular? Aproveite para fazer isso ao ar livre e evitar que ele bata nos móveis ou derrube algo importante. Para isso, pegue um brinquedo, segure no alto e dê o comando “pule”. Seu aumigo vai tentar pegar o que você está segurando. Quando ele conseguir um pulo do jeito que você quer, recompense com petiscos.
Treinar comandos
O ar livre também é ótimo para treinar comandos como sentar, deitar, rolar, levantar e o famoso “fica”. Aproveite para ter esse momento ao lado do seu companheiro de quatro patas e sempre que ele acertar o comando, recompense com um petisco. Para ele, o desafio está em te agradar e tornar o treinamento mais divertido.
Socialize com outros cães
Seu pet é sociável e gosta de brincar com outros animais? Leve-o aos parcões e outros espaços para que possa conhecer mais cães. Deixe que eles corram e brinquem juntos. Caso tenha outros cachorros em casa, vale deixar que eles vivenciem essa socialização e brincadeira em casa mesmo, no quintal.