Dirigentes do Hopi Hari se reúnem com prefeito de Vinhedo para discutir novos projetos
Reunião ocorre após a recente aprovação do 1º Distrito Turístico do Estado pela ALESP
Foto: Divulgação
O prefeito Dario Pacheco recebeu na última semana, a visita do presidente do parque temático Hopi Hari, Alexandre Rodrigues e do acionista investidor, Nuno Vasconcelos, que vieram apresentar ao município os projetos de grandes investimentos que o complexo vai realizar nos próximos anos.
Os dirigentes do parque estão bastante confiantes com o aumento da visibilidade do parque e do município com a recente criação do 1º Distrito Turístico do Estado que vai reunir atrativos das cidades de Vinhedo, Jundiaí, Itupeva e Louveira.
Dentre os diversos assuntos discutidos, o prefeito destacou os esforços junto ao Governo do Estado para a criação de um acesso ao parque em Vinhedo, por meio da Rodovia Bandeirantes, e outros projetos que podem ser feitos em conjunto com a iniciativa privada e poder público.
Conforme lembrou o secretário de Indústria e Comércio, Tiago de Paula, o objetivo é aproveitar o público atraído pelo Parque para que visitem e conheçam Vinhedo. Já o presidente do parque, colocou a infraestrutura do complexo à disposição da Prefeitura, para divulgação dos atrativos turísticos da cidade. “Vinhedo é linda e muito charmosa, certamente os turistas vão querer conhecer”, destacou Rodrigues.
Distrito Turístico
O projeto já foi aprovado pela Assembleia Legislativa e aguarda sanção do governador João Doria. Assim que o projeto for sancionado, o governo poderá criar o distrito da região, que conta com os municípios os quatro municípios e atrações que atraem frequentadores do todo o País, os parques Hopi Hari e Wet’n’Wild, os shoppings Outlet Premium e Serra Azul, que recebem, anualmente, cerca de 10 milhões de visitantes.
De acordo com o projeto, a criação dos distritos atenderá a regras como áreas territoriais situadas em um ou mais municípios que contenham relevância paisagística, natural, arquitetônica, histórica, cultural ou étnica; complexos de lazer ou parques temáticos; praias; e potencial para o desenvolvimento do turismo nacional ou internacional.
A medida, de acordo com o governo, busca a ampliação econômica dentro do setor turístico, gerando emprego e renda, e o fortalecimento da competitividade do turismo paulista. O governo e os municípios poderão adotar novas políticas sobre créditos e tributos, a fim de incentivar o desenvolvimento dos distritos. Além disso, recursos públicos e privados poderão ser investidos na infraestrutura dos municípios e em serviços ligados às atividades turísticas.