Diretor da Emeb Chico Peroba fala sobre conquistas da escola
A escola comemora os 61 anos neste mês, mesmo tendo iniciado as atividades em fevereiro de 1979
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati/JI
Da Redação
Neste mês, a Emeb Cel. Francisco Rodrigues Barbosa, conhecida como Chico Peroba, completará 61 anos, apesar de que as atividades escolares foram iniciadas em fevereiro de 1979. Atualmente, a escola conta com 800 alunos distribuídos em Fundamental I, Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos (EJA); além de 150 alunos recebidos aos finais de semana pelo Projeto Escola Presente.
Investimentos
O diretor da instituição, Marco Antonio de Camargo, destacou investimentos pedagógicos como índices de aprendizagem na Prova Saeb, nas avaliações municipais e destaque com prêmios nas principais olímpiadas de conhecimento do País. “No ano passado, tivemos três alunos que venceram o concurso ‘Melhor Estudante da Escola Pública’, que foram premiados com bolsas nas escolas particulares. Ficamos também em primeiro lugar no prêmio Química Rhodia”. A escola também conta com a banda marcial Famachi, composta por alunos do Chico Peroba e de outras intuições de ensino da cidade, a banda participa das principais comemorações em Itatiba, Morungaba, Atibaia, Jarinú, Campinas e Jundiaí.
Além disso, a escola com verba própria da APM e verbas federal e municipal investiu em pinturas nas salas de aula, pátio, construção de área externa com bancos e paisagismos para maior conforto dos alunos.
Isolamento social
Por conta da pandemia, foram criados meios envolvendo as tecnologias para que o aprendizado continuasse, como grupos de WhatsApp para cada sala de aula. “Implantamos também aulas diárias e plantões de dúvidas com professores em diversas áreas do conhecimento através da plataforma Google Meet, além disso, passamos a seguir a aplicação do Banco de Atividades da Rede Municipal de Ensino e do Projeto Online do ‘Aulapp’”, explicou o diretor.
“Os professores do Fundamental I gravam aulas diárias, nas diversas disciplinas, para enviar aos alunos com conteúdo curricular, leituras complementares, jogos matemáticos, atividades para desenvolverem em casa com a família, contação de histórias entre outras”, completa.
A escola, atualmente, possui em sua equipe, além do diretor Marco Antonio de Camargo, a vice-diretora, Cássia Regina Barboza; a coordenadora pedagógica do Fundamental I, Kate Paula Nunes Dias; a coordenadora pedagógica do Fundamental II e EJA, Valéria Valetim Martins dos Santos; e a orientadora pedagógica Angela Ivete Biachine Ramos. O corpo docente é formado por 48 professores, 25 funcionários e a supervisora pedagógica, Adriana Oliveira.