Direção do Bethel Educacional convida o jornalista Mané Massaretti para falar sobre jornalismo
Foto: Divulgação
O dia 16 de fevereiro marcou a comemoração do Dia do Repórter, e a direção do colégio Bethel Educacional, convidou o jornalista Mané Massaretti, diretor jornalístico do Jornal de Itatiba, para proferir uma palestra aos alunos do Ensino Fundamental II, destinado aos integrantes da 6a. a 9ª. série.
Vários foram os assuntos abordados, desde a fundação do jornal, suas realizações, nos mais variados setores, inclusive nos esportes, e na promoção da Prova de Fraldinhas, uma verdadeira marca do JI, também com promoção de concursos, como os de fotografias, culinária e literário, reportagens especiais, entrevistas efetivadas, além de muitas curiosidades, que fazem parte da história dos mais de meio século de circulação do Jornal de Itatiba.
POR QUE O JORNALISMO?
Mané também contou aos alunos, o porquê de seu gosto pelo jornalismo, que desde muito criança - menos de 7 anos - foi incentivado pelo seu avô Alfredo Massaretti, que lia para ele o jornal “O Estado de São Paulo” falando da II Guerra Mundial e do holocausto, que os nazistas exterminaram com mais de 6 milhões de judeus.
Disse que seu primeiro escrito publicado foi no “O Arrebol”, jornal do então “Grupão”, “Grupo Escolar Cel. Júlio César”, no segundo ano do primário, com apenas oito anos, focando suas férias na Fazenda São Miguel, no Bairro dos Cocais.
ALUNOS INTERAGIRAM
O mais importante do encontro do jornalista com os estudantes, foi a participação deles, com perguntas as mais variadas, todos querendo saber muito como funciona um jornal no seu dia a dia, como são feitas as pautas, quais são as fontes procuradas, quem faz a relação, quem arremata, quem fecha as edições e em que horário, e quais as melhores reportagens feitas pelo Mané, inclusive querendo saber quem ele já entrevistou.
AS REDES SOCIAIS
Ao final Mané, fez questão de cravar que adora falar aos jovens, que nos dias de hoje, são mais antenados nas redes sociais, mas que devem tomar muito cuidado, com as “fake news da vida”, para que inclusive, não sejam usados, por indivíduos e instituições inescrupulosas.
Mas o que valeu mesmo foi saber do interesse sobre jornalismo, e também sobre a história de Itatiba, que o repórter, que milita no meio jornalístico à mais de meio século, conhece um pouquinho. Ao final foram vários os alunos que pediram autógrafo ao palestrante! Coisa rara!
O BETHEL EDUCACIONAL
Quem passa defronte ao portal do colégio Bethel Educacional, na Alameda D. Pedro II, 456, Alto de Santa Cruz, não tem ideia, do como ele é na sua parte interna, que conta inclusive com quadra esportiva, refeitório, sala de reuniões e as devidas classe divididas pelo setor central.
O convite ao jornalista Mané Massaretti, foi feito pela direção do colégio, que tem como diretora, a Profa. Evelyn Oliveira dos Santos, e os professores; de História, Luciana Garcia de Moura, Português, Renata Sabbadin, Matemática, Daniel Rodrigues Batista e Inglês, Simone Ruís Minucci.