Diocese inicia celebração do Jubileu de 2025
A Diocese de Bragança Paulista está se preparando para celebrar com grande alegria o Jubileu Ordinário de 2025, um momento especial de renovação espiritual, unidade e misericórdia para toda a Igreja. Conforme determinado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, a abertura oficial deste Ano Santo ocorrerá no domingo, 29 de dezembro de 2024, em todas as catedrais do mundo.
Na Diocese de Bragança Paulista, a solenidade terá início às 19h30, com uma procissão que partirá da Igreja do Rosário e seguirá em direção à Sé Catedral, onde será celebrada a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano. Esta celebração marcará o início de um ano de graças espirituais e um convite para que os fiéis vivam intensamente a experiência da fé, da comunhão e da reconciliação.
O QUE É O JUBILEU?
O Jubileu é uma tradição da Igreja Católica, instituída em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. Trata-se de um Ano Santo, um tempo especial de perdão, conversão e indulgências, que ocorre a cada 25 anos. Durante o Jubileu, a Igreja convida os fiéis a se reconciliarem com Deus e com o próximo, buscando viver plenamente o espírito de caridade, oração e penitência.
O tema escolhido para este Jubileu, “Peregrinos da Esperança”, reflete o desejo do Papa Francisco de que os fiéis caminhem juntos, sustentados pela fé em Cristo, fonte de esperança.
INDULGÊNCIA JUBILAR E IGREJAS DE PEREGRINAÇÃO
Por ocasião do Jubileu, o Santo Padre, por meio da Penitenciaria Apostólica, concedeu a Indulgência Plenária aos fiéis que, com espírito arrependido e purificados pelo Sacramento da Penitência, participarem da Eucaristia, rezarem pelas intenções do Papa e realizarem peregrinações às igrejas designadas. Na Diocese de Bragança Paulista, além da Sé Catedral, outras oito igrejas foram indicadas como locais de peregrinação:
1. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Socorro
2. Paróquia São João Batista – Atibaia
3. Santuário do Senhor Bom Jesus dos Perdões – Bom Jesus dos Perdões
4. Basílica Menor Nossa Senhora do Belém – Itatiba
5. Paróquia Nossa Senhora do Desterro e São José – Mairiporã
6. Basílica Nossa Senhora do Rosário – Arautos do Evangelho – Caieiras
7. Paróquia Imaculada Conceição – Franco da Rocha
8. Santuário Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt (Atibaia)