DIG descobre seis lojas de Jundiaí suspeitas de vender carros com velocímetro fraudado
Foto: Divulgação
Por Fábio Estevam / Jornal de Jundiaí
Oito lojas de veículos, sendo seis em Jundiaí, uma em Várzea Paulista e outra em Itatiba, já foram identificadas pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), suspeitas de terem vendido, nos últimos meses, vários carros com velocímetros adulterados. A fraude foi descoberta durante investigações que resultaram na prisão em flagrante, de um chaveiro atuante no Centro de Jundiaí, no início de setembro deste ano. Os proprietários desses estabelecimentos já foram indiciados por estelionato e crime contra as relações de consumo. Outras lojas da região seguem na mira da DIG.
De acordo com o delegado Marcel Fehr, "o telefone celular do indivíduo autuado em flagrante (em setembro) está sendo analisado pelo setor de inteligência. Até o momento, oito lojas de veículos foram identificadas como sendo contratantes dos seus serviços para voltar a quilometragem de odômetros de veículos", explicou. "Outras lojas também faziam contato com o chaveiro, mas só para a confecção de chaves de veículos, haja vista sua profissão".
No aparelho celular apreendido os investigadores encontraram várias conversas em que os lojistas negociaram com o chaveiro os valores pela redução do velocímetro. Em uma dessas tratativas, o cliente negocia a fraude para um Gol e um SpaceFox.
As investigações prosseguem. Os oito lojistas já foram indiciados e os carros serão periciados. A quantidade de veículos submetida a esse procedimento ainda é incerta. "Algumas pessoas que compraram os carros adulterados não desejaram processar criminalmente os comerciantes, e outras já foram ressarcidas", comentou o delegado.
Fehr também ressaltou que "a Justiça não autorizou a devolução dos equipamentos (usados para a fraude e que foram apreendidos) para o chaveiro, que segue sendo investigado".
RELEMBRE O CASO
Policiais da DIG descobriram um esquema de redução de quilometragem de carros, para lojas de venda de veículos de Jundiaí e região. A constatação da fraude foi feita durante um mês de investigações, que resultou na detenção de um chaveiro no Centro da cidade, no dia 4 de setembro, apontado como fraudador dos odômetros. Um cliente também foi detido. O objetivo das lojas com a redução da quilometragem é conseguir um valor maior na venda do automóvel.
A descoberta foi feita durante um mês de investigações. Durante as campanas os agentes presenciaram algumas dessas ações e chegaram a seguir um dos carros, que foi diretamente para uma loja situada na região do Caxambu. No dia 4, enquanto era feito o monitoramento à distância, os investigadores flagraram quando um Fiat/Palio, com placas de Franco da Rocha, chegou ao chaveiro e, após conversarem, teve início o procedimento clandestino. Neste momento os policiais foram para cima e fizeram a abordagem. "Ambos confessaram informalmente a prática do crime, mesmo porque os instrumentos utilizados para essa atividade estavam ligados no carro", disse Fehr.
Conduzidos à sede da DIG, os dois foram autuados em flagrante. Foi arbitrada fiança de três salários mínimos para cada um e ambos pagaram, sendo soltos para responderem pelo crime em liberdade.
Todos os cinco instrumentos empregados para a concretização da fraude em questão foram apreendidos, assim como o veículo e o telefone celular da dupla.