Dicionário de Ruas de Itatiba
Por Luis Soares de Camargo
Em meados do século XIX, esta avenida era conhecida como “estrada de Campinas” e posteriormente como “Av. Jacarezinho”, uma referência ao Ribeirão Jacaré. A princípio a avenida era constituída por apenas um quarteirão, começando na Av. Marechal Deodoro. Em setembro de 1946 ela teve o seu nome alterado para Av. Expedicionários Brasileiros por força do Decreto Lei nº 105.
Itatiba em 1939. Ao centro a Av. Expedicionários Brasileiros ainda sem calçamento e com apenas um quarteirão. Na sua continuidade no canto inferior à direita, a antiga estrada de Campinas.
A Força Expedicionária Brasileira começou a ser constituída em 1943 e os primeiros expedicionários seguiram para a Europa em 1944 para lutar contra o Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão na II Guerra Mundial. Após atuar na Itália, os expedicionários retornaram ao Brasil em julho de 1945 e dentre eles estavam vários itatibenses. Aqui os expedicionários foram recebidos com uma grande festa no dia 7 de outubro de 1945, ocasião em que foi inaugurado o monumento no Largo do Rosário. Um ano depois, ou no dia 4 de setembro de 1946, o então prefeito Mauro Vasconcellos de Oliveira assinava o Decreto Lei que dava o nome de Av. Expedicionários Brasileiros à então conhecida Av. Jacarezinho.
Os Expedicionários de Itatiba no Largo do Rosário no dia 7 de outubro de 1945 na inauguração do monumento da F.E.B. Eram eles: Antônio Bertolino, Ângelo Grisotti, Antônio Martins, Benedito Tinelo, Fortunato Reinaldi, Fortunato Santa Guido, Gilberto Tozzi, João Isaac, João Mancin, José Bianchi, José Gasparini, José Mendes, José Telles, Jurandir Reinaldi, Luis Gasparini, Nelson Pompeu, Orlando Benedetti, Orlando Bertolini, Ricieri Tozzi e Walter Minozzi. Acervo Foto Parodi. Imagem colorizada digitalmente.