Dicas para melhorar a experiência do usuário em um e-commerce
Saiba como otimizar a experiência de compra de clientes em lojas virtuais

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Com o crescimento do e-commerce, principalmente após a pandemia da covid-19, o hábito de consumo dos clientes atualmente é voltado para compras on-line. E isso requer bastante cuidado e atenção com a experiência do usuário. Por isso, pensar em estratégias de marketing e SEO para e-commerce é fundamental para obter melhores resultados com vendas e fidelização de clientes.
Segundo dados de um relatório da consultoria PWC, cerca de 73% dos consumidores acreditam que a experiência do cliente é um fator essencial para influenciar a decisão de compra. Os dados mostram como é importante se preocupar com a experiência que o seu cliente tem quando entra em sua loja virtual.
Aqui, vamos te ajudar a construir uma experiência de cliente realmente agradável. Assim, você pode deixar de perder vendas, criar autoridade no mercado e aumentar a receita da loja e a taxa de fidelização de clientes. Confira as nossas dicas abaixo:
Invista na otimização da experiência mobile do e-commerce
Conforme o levantamento efetuado pela TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), e divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 98,9% dos brasileiros com mais de 10 anos acessam a internet pelo celular.
Por isso, na hora de pensar em otimização de experiência para os clientes, é fundamental construir uma experiência mobile personalizada. Nesse sentido, é essencial avaliar diversos quesitos importantes para melhorar a experiência mobile, como produzir um site intuitivo, ter um site com carregamento rápido, botões visíveis e de comunicação de simples entendimento.
Outra possibilidade é criar um aplicativo exclusivo para a loja, otimizando ainda mais a experiência e trazendo recursos que possibilitem ao usuário ter uma imersão no e-commerce e uma interação personalizada com os produtos da loja.
Otimize a interação com os produtos
A melhor forma de vender mais no e-commerce é otimizar a interação com os produtos. Esse é um fator fundamental para uma experiência de compra fluída. Vale ressaltar que no e-commerce, o cliente não tem contato real com o produto, por isso o contato deve ser o mais realista possível.
Para tanto, é importante adotar uma estratégia de SEO e marketing que envolve ações como dividir os produtos em categorias no site, criar chamadas para ação que estimulem o cliente a seguir a jornada de compra, permitir a filtragem de produtos e usar recursos que permitam ao cliente entender como o produto funciona e como ele ficaria utilizando o produto.
Simplifique o checkout da loja
De nada adianta ter uma boa experiência no e-commerce, se ela não for completa! Uma das métricas que mais incomodam é a taxa de carrinho abandonado. Por isso, é vital estar sempre ligado em quantas vendas você pode ter perdido porque o seu checkout de compra é complicado.
Assim, além de implementar ferramentas para garantir a segurança dos dados dos clientes, é essencial deixar o checkout o mais transparente e rápido possível. Na hora da compra, o cliente deve conseguir fazê-lo rapidamente, gastando apenas alguns minutos para isso. Então, busque oferecer isso com uma linguagem fluida e um sistema de pagamento intuitivo e ágil.
Personalize o atendimento no e-commerce
O atendimento no e-commerce é um fator importantíssimo para melhorar a experiência do cliente. Por isso, ter uma estrutura de atendimento robusta, com política de troca e devolução, termos e condições do site bem definidos, além de oferecer um atendimento personalizado para ajudar o cliente a tirar suas dúvidas.
Para agilizar nesse processo, você pode montar fluxos de e-mail e redes sociais e adotar o uso de chatbots para oferecer um atendimento personalizado a qualquer momento. Use estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo para educar o cliente, usando dados e feedbacks para entender e explorar as dores e necessidades dos clientes.
Com as nossas dicas, você pode melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce e conseguir muito mais vendas no dia a dia. Cuidar da experiência do cliente é fundamental para gerar autoridade e angariar uma fatia de mercado cada vez maior para o seu negócio crescer na internet.