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Dia Mundial do Pão: nutricionista do Covabra dá dicas para incluir pão na rotina de forma saudável

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Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 16, comemoramos o Dia Mundial do Pão. Tão querido e versátil, esse alimento se tornou um hábito na rotina dos brasileiros. Dados de um estudo de mercado realizado pelo Sebrae mostram que 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% consomem produtos panificados. Dentre os pães consumidos, 86% são artesanais e 52% são do tipo francês.

Consumir pão todos os dias pode ser saudável e saboroso, especialmente quando variamos os tipos, como pão integral, de centeio ou de aveia. A recomendação é consumir pequenas porções e combinar as proteínas, além de manter um estilo de vida ativo, com a prática de exercícios físicos

“O que engorda não é o pão em si, mas sim a quantidade que as pessoas consomem e o que recheiam o pão. Incluir proteínas junto ao pãozinho aumenta a saciedade nas refeições e evita picos glicêmicos — aqueles aumentos rápidos e temporários dos níveis de glicose no sangue após a ingestão de alimentos. Em vez de optar por margarina ou produtos processados ​​ricos em sódio, como embutidos, a dica é incluir tomate e combinação com proteínas, como patê de atum, frango com ricota ou queijo frescal, que são opções de baixa caloria e oferecem mais saciedade”, detalhes da nutricionista do Covabra Supermercados, Juliana Porto.

Outro levantamento, da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), destaca que os brasileiros consomem anualmente 5,9 milhões de toneladas de produtos panificados, sendo que quase metade desse total refere-se ao pão francês, totalizando 2,3 milhões de toneladas.

Na padaria do Covabra Supermercados, a variedade de pães é impressionante, com 90% dos produtos sendo de fabricação própria da rede. Além do famoso pão francês e suas variações — como minipão francês, pão francês integral, pão francês bola e baguetes — a rede também produz pão de leite, pão caseiro, pão sovado, pão de milho, pão de ovos, pão de mandioquinha, pão de cenoura, pão semi-italiano e pão italiano.

Entre os destaques está o pão italiano, produzido diariamente para atender à demanda dos clientes. “O processo de produção do pão italiano até chegar às prateleiras da rede leva em média 10 horas. Somente na unidade de Pirassununga – Carlos Gomes, vendemos cerca de 3 toneladas por mês”, conta Eder Mendonça, gerente de padaria do Covabra Supermercados.

Acompanhando as tendências mundiais, a rede também oferece uma linha de fermentação natural, que promove saúde e sustentabilidade. “Essa linha é focada em oferecer um produto mais saudável, menos industrializado e com o mínimo de manipulação, contendo a inserção de aditivos químicos. Estamos resgatando a essência do pão, que era feito apenas com farinha de trigo, água e frutas. A maioria dos pães hoje utiliza fermento químico, mas estamos criando algo diferente”, explica Eder.

Para garantir que o pão, independentemente da sua variedade, chegue ao ponto perfeito para o consumidor, a rede investe em cuidado e dedicação, sempre priorizando a saudabilidade. “Nos empenhamos em oferecer o melhor produto aos nossos clientes, participando das principais feiras e treinamentos pelo Brasil e pelo mundo, adequando nossos pães às tendências de consumo e às preferências do público”, conclui.

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