Dia do Sorvete na Primavera
Por Tati Petti
Já estamos na Primavera! A estação das flores começou na noite de ontem! Falando em flores, sabia que existem sorvete de flores? Tem um de lavanda - principalmente no município de Cunha, famoso pelos seus lavandários - plantação de lavanda. Tem de rosas também, este inclusive em Holambra, cidade pertinha da nossa que está com a Expoflora até este domingo!
Aliás, o sorvete foi citado aqui porque hoje é o Dia do Sorvete! Qual seu sabor preferido? Eu gostava muito de um que tinha na Sorveteria Santo Antonio – eu conhecia como Sorveteria da Maria Del Nero, que foi mãe do seu Oliver Sanjuliani - que faleceu em 31 de agosto deste ano – que ficou à frente da sorveteria junto à esposa Guiomar na Rua Benjamin Constant.
Eles faziam um chamado Romeu & Julieta, que era de goiabada com queijo. Enquanto saboreava, você até encontrava pedaços de queijo no meio do sorvete! Uma delícia! É experimentando que a gente vai conhecendo os sabores e aprimorando nosso paladar.
O preferido
O sorvete também faz parte das memórias afetivas das pessoas. Faça um teste: pergunte aos seus pais, tios, avós, qual o sorvete mais gostoso que eles já tomaram, qual o preferido de cada um... Aí você vai ver se é de massa ou picolé, se é na casquinha ou no potinho, se é no self-service com cobertura ou sem. Pode ser que até surjam algumas marcas famosas - e até algumas que nem existem mais! Yopa é uma delas.
MILENAR
Parece que o sorvete surgiu há mais de 4 mil anos na China, a partir de uma mistura de leite, neve e arroz. E foi no século XIII que o explorador Marco Polo se aventurou por terras chinesas e aprendeu o processo de confecção do sorvete que conhecemos hoje.
No ranking
Celebrado no dia 23 de setembro, o dia do sorvete foi instituído há quase 20 anos pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). De acordo com um ranking mundial, o Brasil ocupa o 12º lugar entre os países que mais consomem sorvete.
Os dados foram passados pela Vem, marca de taças para servir sorvete. Aliás, caprichar na apresentação é um dos segredos para degustar. Admire o creme, sinta o cheiro, coloque uma colherzinha e deixe derreter na boca! Você pode até fechar os olhos por um instante – quando fazemos isso, aguçamos ainda mais o paladar. Faça o teste!
FLORES
Voltando a falar das flores, uma novidade da Expoflora neste ano é Magic Garden Holambra, dentro do passeio turístico com city tour pelos pontos da cidade – preço único de R$ 40. São gigantescas esculturas decoradas com mais de 10 mil vasos de flores! O espaço só pode ser acessado pelos visitantes da Expoflora, que vai até este domingo, das 9h às 19h.
É como ingressar em um mundo encantando, onde as flores jorram de torneiras suspensas e de imensos tonéis, ou decoram lagos e cenários compostos por corações, avestruzes, ursos, cisnes e personagens, como a jardineira que emerge do espelho d´água prestes a regar os jardins e a partner que levita suavemente sobre as flores, desafiando a gravidade.
São suculentas, begônias, sunpatiens, petúnias e moreias, entre outras, além de 30 mil sementes de girassóis que, uma vez floridos, formam iluminados canteiros cortados por caminhos que permitem aos visitantes passearem entre eles.