Dermatologista alerta sobre efeitos do Roacutan
Na foto: Dr. Octávio Moraes; o dermatologista explicou ao JI todos os efeitos do medicamento
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
A Isotretionoina, ou Roacutan como é conhecida comercialmente, é uma substância que age produzindo a atividade e diminuindo o tamanho das glândulas produtoras de sebo, sendo indicado para tratamentos de acnes graves, melhorando a aparência da pele.
Segundo o dermatologista dr. Octávio Moraes, esse tratamento entra em ação quando os tratamentos mais simples como sabonetes, ou até antibióticos por via oral não surtem mais resultados; no entanto, o uso do remédio só deve ser feito após a recomendação médica. “Não basta dizer ‘quero tomar’ precisa saber se ‘precisa e pode tomar’”, explica o médico. Segundo dr. Octávio, “a indicação deve ser bem orientada e planejada, pois é necessário estudar cada paciente”. Ele também orientou que o remédio não surte efeito imediato, podendo demorar de oito a 16 semanas para aparecer os resultados.
Efeitos colaterais
O Roacutan é famoso também por conta de seus efeitos colaterais. “Ele provoca ressecamento na pele, com descamação que pode incomodar, por isso, o médico já prescreve orientando o paciente para um controle semanalmente ou quinzenal para complementar o tratamento”.
“É raro, mas o remédio também pode causar dificuldades para enxergar à noite, conjuntivite, inflamação da pálpebra, diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, dor nas costas, dor muscular ou nas articulações, nariz entupido, espirros frequentes ou dor de garganta. Por isso é fundamental o acompanhamento médico contínuo”, alertou.
Prescrição médica
O Roacutan é um remédio que só é possível tomar com receitas médicas, segundo dr. Octávio, um dos motivos é evitar uma gravidez concomitante ao tratamento, pois o medicamento pode atravessar a barreira da placenta e prejudicar o feto. Por este motivo é necessário que mulheres que fazem o tratamento usem métodos contraceptivos.
Os pacientes que fizerem o tratamento recebem a medicação suficiente por 30 dias e deve retornar ao médico mensalmente para receber nova receita. Além disso, é necessário assinar um termo de concordância e esclarecimentos em cada entrega. São realizados exames de sangue prévios, durante e no final do tratamento e teste de gravidez em cada nova prescrição (no caso de mulheres).
Hoje em dia, o medicamento está na listado entre os medicamentos de alto custo fornecidos pelo SUS, mas é necessária sempre, a orientação médica.
Nos primeiros dias
Durante os primeiros 30 dias de tratamento pode ocorrer uma aparente piora da acne, mas geralmente não necessita de mudança na dose do remédio, porém, “se necessário, diminuir a dose, pode ajudar a superar a fase, que melhora com a continuação do tratamento”, contou o dermatologista.
O medicamento funciona, conforme explicou dr. Octávio, como se fosse um lixamento da pele, de dentro para fora, desobstruindo glândulas, removendo cravos, diminuindo e até eliminando espinhas. Ajuda a minimizar ou mesmo remover marcas de cicatrizes acneicas antigas.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento é necessário: aplicar hidratante ou protetor labial com frequência, tomar banho apenas com água morna e no menor tempo possível, aplicar protetor solar FPS 30 ou superior, evitar uso de esfoliantes, evitar tratamentos com laser ou dermoabrasão, evitar fazer depilação com cera, beber pelo menos oito copos de água por dia, evitar fazer depilação com cera durante pelo menos seis meses, aplicar gotas de soro fisiológico nas narinas ou passar uma fina camada de vaselina nas bordas do nariz e nos lábios, usar lágrimas artificiais, evitar atividades físicas pesadas, e caso seja mulher, utilizar dois tipos de métodos contraceptivos eficazes.