Deputados federais da RMC tomam posse em Brasília
Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Os 513 deputados federais e senadores eleitos tomaram posse no Congresso nesta quarta-feira. Entre eles, quatro representantes da Região Metropolitana de Campinas: Paulo Freire da Costa (PL), Carlos Sampaio (PSDB), Jonas Donizette (PSB) que têm bases eleitorais em Campinas, e Bruno Ganem (Podemos), que é de Indaiatuba.
A bancada paulista é composta por 70 parlamentares na Câmara Federal. Já os deputados estaduais por São Paulo vão tomar posse apenas em 15 de março.
Essa data foi definida pelo estado em 1969, pois, à época, os chefes do Poder Executivo também assumiam nesse dia. A data foi alterada quatro vezes: em 1975, 1979, 1982 e 1989 -essa última, instituindo a posse no dia 1° de janeiro. Porém, essa determinação causou polêmica, sendo até julgada e suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para resolver a questão, em 1996, a data voltou a ser o dia 15 de março.
Na região de Campinas, dos nove eleitos para a Alesp, três são de Campinas, três de Indaiatuba, um de Sumaré, um de Itapira e outra de Hortolândia.
Cinco conquistaram a reeleição: Rogério Nogueira, Valeria Bolsonaro, Gilmaci Santos, Barros Munhoz, e Rafa Zimbaldi. Além deles, Ana Perugini retorna à Alesp, onde exerceu o cargo de deputada entre 2007 e 2014. Além deles, serão empossados Oseias de Madureira (PSD) e Ricardo França (Podemos).
* com informações da Rádio CBN Campinas