Deputada estadual: Itatiba já tem pré-candidata às eleições de outubro
A vereadora Leila Bedani concedeu entrevista ontem ao Jornal de Itatiba e também para a repórter Eva Franco, da Rádio CRN
Foto: Jornal de Itatiba
Da Redação
Já está sendo muito comentado lançamento da pré-candidatura a deputada estadual da vereadora Leila Bedani (PSDB), pois se sabe de seu trabalho ativo na cidade nos mais diversos segmentos, no meio ambiente é dela a iniciativa do “Lixo no Chão, em Itatiba Não”, afora sua movimentação em defesa da mulher, principalmente aquelas em vulnerabilidade social, e também lutando pela inclusão dos autistas e deficientes dentro da sociedade.
Na manhã de ontem, convidamos Leila Bedani para uma visita ao Jornal de Itatiba, para saber da veracidade da notícia, quais seus planos, o porquê da iniciativa, como está sua situação perante o PSDB, seu partido, qual sua expectativa de votação perante os itatibenses e das possibilidades de apoios na cidade e região.
Falando à CRN/JI
Na sua entrevista à reportagem do JI/CRN declarou: “A minha pré-candidatura está vinculada junto ao partido, mas ainda terei que passar pela convenção partidária para a devida homologação de meu nome, mas, pelo fato de que a cúpula partidária conhece o nosso trabalho, acredito ser 100% a minha pré-candidatura”.
Confira agora os principais trechos da entrevista:
JI/CRN: Você fará alguma dobradinha com deputado federal?
Leila: “Sim, se tudo der certo, estarei dobrando com o atual deputado federal Wanderley Macris, que é tucano, e que merece o voto dos itatibenses, e a escolha foi feita justamente por tudo o que ele tem feito pela cidade, por ser uma pessoa correta, de caráter e dedicada ao município, o que conta muito. Somente em emendas parlamentares trouxe para Itatiba mais de dois milhões de reais, que foram por demais importantes para ajuda à atual administração do prefeito Thomás”.
JI/CRN: Depois de dois mandatos como vereadora, você acha que esse é o momento de almejar novas conquistas na sua carreira política?
Leila: “Sim, na verdade, depois de dois mandatos e de 25 anos atuando no setor da função pública, entendo que é o momento de Itatiba ter uma deputada que nos represente na Assembleia Legislativa, pois hoje, somente com o orçamento anual, não dá para se tocar o setor administrativo, com todos os seus compromissos de salários, das obrigações constantes em lei de 25% para a Educação, e 15% para a Saúde, que são necessários, diga-se de passagem, não sobrando muita coisa para o prefeito fazer investimentos. Daí a importância de se ter um representante da própria cidade, como deputada, pois nosso trabalho, inclusive, partidariamente falando, será para que possamos conseguir o máximo de recursos para Itatiba, e também para a região”.
JI/CRN: Então você está aguardando somente o aval do partido?
Leila: “Sim, porque por enquanto sou pré-candidata, mas a minha vontade de trabalhar para Itatiba é muito grande, pois o parlamentar tem muita força junto ao governo, podendo conseguir, além das emendas, autorização para funcionamento de novas escolas, mais veículos e até prédios públicos”.
JI/CRN: Leila com todo o seu trabalho em prol da comunidade, principalmente para as mulheres, acha que terá o voto das itatibenses na eleição de 2 de outubro?
Leila: “Esse é um ponto que todas deverão avaliar muito bem, porque não somos concorrentes, somos aliadas. E se a mulher quer mais presença das mulheres na política, tem que apoiá-las. Vejo lá na Câmara muitas leis que nós fizemos, foi por ser mulher. Isso sem desmerecer os homens, pois sem eles não há avanço, mas leis específicas para mulheres, como para suas capacitações, partiram de nós, a Virada Feminina, a Casa Rosa, trazendo avanços para mulheres, assim como para crianças e idosos”.
JI/CRN: Leila, explica o que é realmente a Virada Feminina?
Leila: “A Virada Feminina é uma lei nossa que já existe a três anos, trazendo ações e apoios de profissionais voluntários, nos meses de maio e de junho, para prevenção; não esperar a mulher sofrer feminicídio e outras violências, e trazer a independência feminina, inclusive financeira, para que a mulher não fique eternamente dependente do homem. Importante também ter uma boa equipe para os encaminhamentos para a defesa da Lei Maria da Penha, e nós temos, por isso queremos que as mulheres façam da Casa Rosa um verdadeiro refúgio para elas, num verdadeiro Centro de Referência, pois ali receberão as devidas orientações”.
JI/CRN: E a Casa Rosa, poderia ser transformada num jardim?
Leila: “O prédio é lindo e maravilhoso, mas será ali que receberá os devidos suportes psicológicos, com cursos e empenhos. E será a Casa Rosa um meio especial para as devidas orientações, que serão repassadas aos idosos, que também sofrem às vezes com seus familiares mais jovens, em virtude da dependência química, chegando até a agredir os mais velhos, para pegar dinheiro”.
JI/CRN: E para os itatibenses, qual a mensagem da vereadora Leila que pleiteia ser deputada estadual?
Leila: “Faz tempo que estou lutando na política, e por isso acho que chegou a hora de alçar voos mais altos, em que, por certo, Itatiba estará em primeiro lugar, e que, com o apoio do nosso eleitorado, que são mais de 85 mil, poderemos trazer muita coisa para a cidade, para as mulheres, para os idosos e para os autistas. Pode crer o leitor do JI, que vontade não nos faltará; e mais, acho que está na hora de Itatiba ter uma representante na Assembleia Legislativa, e nós estaremos à disposição, mas lembrando que ainda somos pré-candidata, e que somente após às convenções partidárias é que poderemos sair às ruas para pedir o voto consciente do povo de Itatiba”.