Departamentos municipais de Morungaba se reúnem para planejar ações de combate às drogas
A reunião foi realizada na tarde da última segunda-feira, em Morungaba
Foto: Divulgação/PMM
Da Redação
O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho de Oliveira, reuniu representantes dos departamentos municipais de Saúde; de Ação e Inclusão Social; de Educação, de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e da Assessoria para Assuntos de Segurança Pública, na tarde da última segunda-feira, dia 7, para estabelecer ações intersetoriais para o combate às drogas no município.
“Estamos programando uma gama de ações para o desenvolvimento de políticas públicas a fim de garantir a qualidade de vida da população, colocando em prática a prevenção principalmente em relação às crianças e jovens de nosso município. O objetivo é trazer os representantes da sociedade civil para o diálogo com o poder público e, juntos, estabelecermos as melhores maneiras para promover as ações no combate às drogas”, explica o prefeito Marquinho.
Saúde mental
A equipe de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), tem promovido atividades em prol da Saúde Mental no combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas e tem se reunido com os demais setores públicos para aprimorar a promoção da conscientização, prevenção, redução de danos e tratamento humanizado.
“O objetivo é pensarmos juntos uma maneira de trabalhar no combate às drogas. Morungaba infelizmente apresenta dados estatísticos bem tristes em relação a casos de abuso de álcool, drogas ilícitas e até medicamentos em diferentes faixas etárias: crianças, adolescentes e idosos. A questão das drogas é um problema social, comunitário, não é só da Saúde ou só da Educação, ou só da prefeitura. É algo que afeta toda a comunidade: as famílias que cuidam de seus filhos, as instituições religiosas, as organizações públicas e privadas. É um trabalho de conscientização coletiva”, explica a psicóloga e coordenadora do Caps, Patrícia Maria Rosseti.
Segundo ela, vem sendo trabalhados diálogos intersetoriais - a pedido do prefeito - para que seja instituído um Plano Municipal de Combate às Drogas de modo que ele seja um norteador de ações integradas. A psicóloga explica que a proposta é lançar o plano oficialmente em breve para toda a sociedade morungabense, com a finalidade de tornar mais efetiva a continuidade destas ações ao longo das próximas gestões.
Participações
Também participaram da reunião: a diretora do Departamento de Ação e Inclusão Social, Monique Molena; a diretora do Departamento de Educação, Leninha Spiguel Polizello as coordenadoras de Educação Margarida Lima Frare, Gilmara Aquino; a diretora da Emef Antonio Rodrigues da Silva, Simone Renata Frare; a diretora da EMEI “Maria de Lourdes Francisco Lopes“, Izilda Andréia Miano; a coordenadora da EMEI “Regina Estela de Souza Oliveira” Juliana Frare Gesuato da Silva; a diretora da Creche Nossa Senhora da Conceição Carolina Zuiani Rossi; a diretora da Creche Municipal “Maria Luiza Consolim Jorge – D. Lilia”, Vera Lúcia Barbosa dos Santos Miano; a coordenadora pedagógica da EMEF Irmã Amélia Furia, Lilian Machado da Silva, e o assessor de gabinete para assuntos de Segurança Pública, Reginaldo Frare.