Dengue: Valinhos decreta estado de emergência
Medida garante mais agilidade e flexibilidade para combate à doença
Foto: PMV
A Prefeitura de Valinhos decreta a partir desta quinta-feira (21) estado de emergência no âmbito da saúde pública em razão da situação epidemiológica de dengue. A medida será publicada na edição extra dos Atos Oficiais, por meio do Decreto n° 12040/2024, e se refere à adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento do número de casos de arboviroses no Município de Valinhos, que chegou aos 1.642 casos confirmados da doença. No Brasil, já são quase 2 milhões de casos.
O estado de emergência garante mais agilidade e flexibilidade nas medidas de combate à dengue, como compras de insumos, medicamentos e contratações de serviços. Até esta terça-feira (19) também decidiram pela adoção desta medida de combate à doença pelo menos nove municípios da região de Campinas. São eles: Artur Nogueira, Campinas, Holambra, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Vinhedo, Louveira e Itapira.
O secretário da Saúde explicou que é considerada epidemia o registro de 300 casos por 100 mil habitantes. “Já atingimos o número de 1.080 a cada 100 mil habitantes”, informou João Gabriel Vieira, ao comentar que a previsão é que o número de casos aumente entre os meses de abril e maio. “Por isso, a intenção da Secretaria da Saúde é ter maior capacidade para se preparar para o aumento de casos, principalmente, em nível de atendimento e retaguarda hospitalar”, disse.
REUNIÃO
A decisão pela adoção da medida foi conjunta e ocorreu nesta quarta-feira (20) entre os participantes da 2ª reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Antropozoonoses, instituído pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy. Na data – além da Secretaria de Saúde – também participaram secretários e outros representantes da administração pública municipal, juntamente ao presidente da Comissão Permanente de Higiene e Saúde da Câmara Municipal, o vereador Alexandre Japa; e ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Readir Toledo Genari.
Até esta quarta-feira (21) quase quatro mil pessoas já haviam passado por atendimento em Valinhos e fizeram testes de dengue. O secretário da pasta também relatou que nesta semana a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou recorde de atendimento nesta segunda-feira (18), com 550 atendimentos em 24 horas. De acordo ainda com ele, oito pessoas estavam internadas na UTI da Santa Casa por conta da doença.
Segundo o secretário, a Prefeitura de Valinhos já está com várias ações para conter o avanço da dengue, como bloqueios mecânicos de casos suspeitos de dengue, com eliminação de criadouros; busca ativa; nebulização em bairros, além do aumento de médicos na UPA, ampliação da recepção da unidade, com tenda de atendimento, aquisição de materiais e insumos; e a descentralização do atendimento com a disponibilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Bom Retiro, Jardim Paraíso e São Marcos, no período das 16h às 18h30, de segunda a sexta-feira, para que possam receber pacientes sem a necessidade de agendamento e realizar testes de dengue.
“No entanto, precisamos ampliar as ações e a emergencialidade nos permitirá mais resolutividade”, afirmou João Gabriel Vieira, ao frisar que a administração municipal está fazendo sua parte, mas que a dengue é problema de todos e que necessita da coloração mútua.
COMITÊ
Valinhos criou no último dia 12 o Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses. O grupo acompanha e estabelece estratégias e ações voltadas à prevenção da dengue e outras arboviroses, além de ampliar medidas de enfrentamento à doença.