Delegação da Coreia do Sul vem a Campinas trocar experiências em meio ambiente e sustentabilidade
Grupo participará de congresso mundial sobre o tema a ser realizado em São Paulo de 18 a 21 de junho
Foto: Divulgação
Com o objetivo de trocar experiências e ideias sobre meio ambiente e sustentabilidade, uma comitiva da Coreia do Sul esteve em Campinas nesta segunda-feira, 17 de junho. No período da tarde, a delegação foi recebida também na Prefeitura, na Sala Azul do Paço Municipal, pelo prefeito Dário Saadi. O grupo está no Brasil para participar do Congresso Mundial do Iclei (Governos locais pela sustentabilidade) 2024, a ser realizado de 18 a 21 de junho, em São Paulo.
A Prefeitura apresentou as iniciativas promovidas em Campinas como os projetos de parques lineares, as passagens de fauna, os centros de educação ambiental e o programa de pagamento por serviços ambientais (incentivos fiscais para preservação do ecossistema) a proprietários rurais, entre outros.
“Ficamos honrados em receber a delegação da Coreia do Sul. Eles fazem parte da rede mundial de cidades pela sustentabilidade, a qual Campinas também é associada há uma década, o Iclei (Governos locais pela sustentabilidade). Foi uma troca de experiências, nossos técnicos e os deles trocaram ideias. Eles visitaram as passagens de fauna, a agrofloresta, na Fazenda da Lapa, e a Estação Ambiental de Joaquim Egídio. Foram também ao Parque Linear da Vila Industrial e conheceram a nossa culinária, almoçando em um restaurante de comida mineira”, disse o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rogério Menezes.
A líder da delegação, Bonghee Son, vice-diretora do Iclei Coreia, contou que na Coreia do Sul a maioria das cidades é muito urbanizada e densamente povoada. Por isso, existe o desafio de ampliar os espaços verdes nas cidades.
“Vir aqui para Campinas foi muito inspirador, pudemos ver essa estratégia integrada, que tenta conciliar as áreas urbanas, o aumento das áreas protegidas e a conectividade entre elas. O projeto de agrofloresta também é uma abordagem muito inovadora, porque consegue conciliar questões ambientais, como a conservação do solo e a disponibilidade hídrica e, ao mesmo tempo, ter benefícios sociais e novas formas de explorar a agricultura. São novas oportunidades de ação, exemplos que podem trazer inspiração para cidades coreanas”, considerou Bonghee Son.
No Congresso Mundial do Iclei 2024 devem participar mais de mil governos locais do mundo inteiro.