Deic realiza operação contra esquema de golpes milionários em centrais e sites falsos em SP
Ação também ocorre no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina
Foto: SSP-SP
Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagraram nesta quinta-feira (5) uma megaoperação contra um grupo criminoso que dava golpes milionários através de centrais telefônicas e sites falsos de prefeituras e de venda de ingressos.
As ações estão sendo realizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. São 28 mandados de busca e apreensão cumpridos nesses estados.
As apurações realizadas por mais de 80 policiais da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) identificaram que a quadrilha atuava em quatro núcleos diferentes.
No primeiro, o grupo fraudou o site de uma prefeitura do litoral sul de São Paulo onde os valores pagos pelos contribuintes de guias de recolhimento e tributos eram desviados para conta de terceiros.
Já o segundo simulou uma central telefônica de banco para convencer as pessoas a contratarem empréstimos e fazer transferências bancárias para contas desconhecidas. O esquema utilizava aplicativos falsos e ligações feitas por robôs.
O outro alvo investigado é uma fraude contra uma empresa de soluções tecnológicas. Os golpistas invadiram o sistema operacional da empresa e realizaram diversas transações instantâneas, movimentando valores para outras contas. O prejuízo estimado é de R$ 6 milhões.
Os policiais também identificaram a atuação do grupo que clonava sites de vendas de ingressos para desviarem os valores pagos.
As investigações prosseguem para saber se há envolvimento de alguma facção criminosa que investe em escritórios do crime para lavar dinheiro para o crime organizado.