Defesa pessoal e palestras marcam a terceira edição do 'Defense Feminino'
O curso rápido contou com mais de cem mulheres inscritas e foi realizado na última quinta, dia 1º, no Centro de Lutas de Itatiba
Foto: Divulgação
Da Redação
Foi um sucesso a terceira edição do Defense Feminino 2023 realizado na última quinta-feira, dia 1, no Centro de Lutas de Itatiba. O evento contou com cerca de 120 inscrições que tiveram a oportunidade de aprenderem técnicas baseadas no Krav Maga, arte de defesa pessoal israelense reconhecida mundialmente.
O curso rápido foi ministrado pelos instrutores da Bukan, escola de Krav Maga. As mulheres tiveram incialmente uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e os dados alarmantes sobre violência doméstica e após receberam aula prática de defesa e se prepararam para neutralizar ataques.
Além da defesa pessoal, o Defense Feminino faz com que as mulheres sintam-se mais empoderadas e seguras diante de uma situação de risco. As instruções também auxiliam a manter a calma casos de riscos.
O prefeito municipal Thomás Capeletto de Oliveira esteve presente na abertura e anunciou a novidade de cursos gratuitos para as mulheres que quiserem aprender mais sobre técnicas e enfatizou o número de cerca de 2.500 atendimentos na Casa Rosa da Mulher, inaugurada em junho do ano passado.
O secretário municipal de Esportes, professor Marcelo Cyrillo também esteve presente ao evento. “Essa aula, embora ocorra de maneira pontual, desperta nas participantes e na sociedade uma atenção para a causa da violência familiar e para o feminicídio que teve seus números impulsionados na pandemia. Ações como essa são de extrema relevância para que entendamos que a mulher deve ser respeitada. Como secretário da pasta de Esportes, coloco a secretaria à disposição para que as aulas sejam mais frequentes e que a mulher possa usar as artes marciais não só como defesa, mas também que possa promover a saúde física e mental e quem sabe despertar interesse para as competições e se tornar uma atleta”, disse.
A vereadora Leila Bedani também comentou sobre a importância deste projeto. “O foco aqui também é trabalhar a prevenção, não precisamos esperar que a mulher sofra, vamos ajudar a saber dos seus direitos e também se defender de um possível ataque”, disse.
As fraldas arrecadadas serão doadas a Rede de Combate ao Câncer Itatiba (RVCC) e ao Asilo São Vicente de Paulo. O terceiro Defense Feminino Itatiba teve realização da Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), da Secretaria de Esportes, Casa Rosa da Mulher e da Bukan Krav Maga.
A coordenação do treinamento foi do Coronel PM Eduardo Yasui, com patrocínio do Sicredi, Unimed e Clínica Médica Sanfins. Apoiaram a iniciativa a Guarda Municipal de Itatiba, União Cultural Nipo-Brasileira de Itatiba (Nibrait), DOJO Carvalho, Grupo Entre Rosas, Grupo Mulheres do Brasil, Virada Feminina, Movimento ODS, Rede de Combate ao Câncer de Itatiba, Asilo São Vicente de Paula, Associação das Senhoras dos Rotarianos de Itatiba (ASRI), Draken, Grupo Gabetta, os vereadores Leila Bedani e Hiroshi Bando, JORNAL DE ITATIBA-Diário, Central de Rádio e Notícias (CRN-AM), ITV Brasil, TEM Itatiba, Radio AM e Jornal Itatiba Hoje.