Defesa Civil monitora chuvas e temperaturas; cidade segue sem estado de atenção

Foto: Jornal de Itatiba
A Defesa Civil de Itatiba, órgão da Secretaria de Governo da Prefeitura, informou que as chuvas dos últimos dias não causaram danos na cidade, mantendo Itatiba fora do estado de atenção. O monitoramento das áreas vulneráveis e margens de rios segue ativo, com fiscalização diária 24 horas por dia. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Leila Recaman Cavalaro, até o momento, não foram observadas anormalidades.
Além do volume de chuva, outubro também apresentou variações nas temperaturas em comparação aos padrões climatológicos. Com média de 27,4 °C, as temperaturas máximas fecharam o mês 0,9 °C acima da Normal Climatológica de 26,5 °C. Esse desvio positivo é significativamente menor que o registrado em setembro, quando a média esteve quase 5 °C acima da referência. A temperatura máxima foi de 35,7 °C no dia 3.
A média das temperaturas mínimas também foi mais amena em outubro, ficando em 17,7 °C, com um desvio de 1,2 °C acima da climatologia de 16,5 °C. Esse aumento é menos expressivo em relação ao de setembro, que foi de 2,7 °C acima da média. A mínima mensal foi de 12,2 °C, registrada em 6 de outubro.
A cidade registrou 146,7 mm de precipitação ao longo do mês de outubro, distribuídos em diferentes datas, o que ajudou a mitigar os efeitos do período seco. Nos primeiros dias de novembro (1º a 3), o acumulado foi de 32,2 mm. A previsão indica chuvas intermitentes até quinta-feira, 7 de novembro, variando de garoa a períodos de chuva constante. No entanto, uma nova frente fria deve chegar à região na sexta-feira, 8, trazendo a possibilidade de temporais até domingo, 10.
Para emergências, a Defesa Civil de Itatiba atende 24 horas pelo número 199.