Defesa Civil faz alerta contra queimadas em Itatiba
Foto: Govesp
O setor de jornalismo da CRN, manteve contato com a responsável pela Defesa Civil de Itatiba, Leila Recaman Cavalaro, para saber do número de queimadas no município, no último final de semana, que movimentou, não só o seu departamento, como também o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal.
Leila informou que tivemos vários locais, que tiveram queimadas, entre os quais no Morro Azul, próximo ao Alambique Franciscon, em Tapera Grande, perto da praça do pedágio, também na Itatiba-Valinhos - na Adolfo Pecorari - no Bairro do Porto e o pior deles, no final da Avenida Nossa Senhora das Graças, nas proximidades do “Túnel do Bambu”.
AVENIDA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Na “Nossa Senhora das Graças” disse Leila, “fizemos várias ações, pois apagávamos o fogo, mas estes voltavam, fazendo com que as equipes de combate retornassem ao local por quatro vezes”. Ela acha que alguns indivíduos da região é que estavam “colocando fogo no bambuzal”.
POUCA CHUVA E APELO
Nos três dias chuvosos, disse Leila, “tivemos pouca precipitação, pela necessidade que estávamos precisando, chegando à apenas 8,5 milímetros de chuva, fazendo com que a umidade do ar continuasse baixa”.
Leila continua preocupada “pois a partir de quinta-feira (hoje portanto) o tempo vai esquentar novamente, a temperatura sobe, e as possibilidades de incêndios voltam, porque o mato está muito seco, por isso estamos apelando à população, que evitem queimadas, daí a importância de todos se conscientizarem, de que não é momento de fazer queimadas.
Se por acaso os moradores, seja da zona urbana ou da rural, virem alguém colocando fogo, liguem imediatamente à Polícia Militar, à Guarda Municipal ou à Guarda Ambiental, fazendo sua denúncia, pois sabemos que têm alguns indivíduos de motos, que têm percorrido à periferia, para colocar fogo maldosamente, e lembrando ainda que “queimada é crime”.