Defesa Civil de Valinhos testa sistema inovador de monitoramento e alerta contra enchentes
Tecnologia inédita no Brasil permite acompanhamento em tempo real do nível das águas

Foto: PMV
A Defesa Civil de Valinhos realizou, nesta quarta-feira (2), o primeiro teste do novo sistema de monitoramento e alerta sonoro instalado no Ribeirão dos Pinheiros, próximo à estação ferroviária. A tecnologia, composta por uma câmera e um alto-falante, transmite imagens em tempo real para o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal, permitindo o acompanhamento do nível da água e a emissão de alertas para riscos de transbordamento e enchentes.
Como funciona o sistema
O equipamento utiliza um software com uma "régua digital" que analisa a elevação do nível da água. Quando o córrego atinge o primeiro nível de atenção, uma sirene é acionada. No segundo estágio, mais crítico, um novo sinal sonoro é emitido, acompanhado por uma mensagem de voz orientando a população a buscar locais elevados. Caso o nível atinja o terceiro patamar, indicando transbordamento iminente, o sistema dispara um alerta de evacuação imediata.
"O grande diferencial dessa tecnologia é a agilidade na comunicação em situações de emergência. Além dos alertas automáticos, podemos falar ao vivo pelos alto-falantes para dar instruções específicas, aumentando a segurança da população", explica Eduardo Matias, diretor da Defesa Civil.
Integração com outras tecnologias
O novo sistema complementa as estratégias já adotadas pela prefeitura, como alertas via redes sociais e SMS, reforçando a prevenção em áreas de risco. "Esses pontos de alerta locais serão especialmente monitorados e vão se somar aos avisos que a Defesa Civil já emite pelas redes sociais e mensagens de celular em casos mais severos", acrescenta Matias.
Próximas etapas
Atualmente, o sistema opera em fase de testes na região da estação ferroviária. Após a homologação do contrato com a empresa responsável pela infraestrutura, outros três pontos de monitoramento e alerta serão instalados nos seguintes locais:
Pinheirinho – próximo ao cruzamento da linha férrea na Avenida Paulista
Capuava – atrás da UPA
Avenida Invernada – esquina com a Rua Campos Salles
Com essa iniciativa, Valinhos se posiciona na vanguarda do uso de tecnologia para a prevenção de desastres, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em situações de risco.