Defesa Civil de Itatiba intensifica abordagens noturnas durante o frio
Foto: Arquivo JI
Da Redação
Com a queda acentuada das temperaturas em Itatiba, a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e a Guarda Municipal (GM), intensificou as abordagens noturnas voltadas às pessoas em situação de rua. A ação faz parte da Operação Inverno, que visa mitigar os impactos do frio severo sobre a população mais vulnerável.
Desde o início do inverno, foram realizadas três abordagens noturnas, nos dias 1º e 15 de julho, e em 8 de agosto de 2024. Durante essas operações, as equipes atuaram principalmente na área central da cidade, onde há maior concentração de pessoas em situação de rua. No total, 22 pessoas foram abordadas, recebendo dois cobertores cada uma, além de orientações sobre a possibilidade de pernoite no Abrigo Municipal e encaminhamentos adicionais na Central de Abordagem.
Caso as pessoas abordadas recusem o acolhimento no abrigo, as equipes oferecem cobertores para garantir um mínimo de proteção contra o frio intenso. A Operação Inverno continuará ativa enquanto houver previsões de baixas temperaturas, sendo fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da população vulnerável.
Recorde de Frio em Itatiba
O inverno de 2024 tem se mostrado particularmente rigoroso em Itatiba, com recordes de frio sendo registrados na última semana. No dia 11 de agosto, a cidade registrou a menor temperatura do ano, com 4,9°C às 7h, seguida de máximas que não ultrapassaram os 15,8°C. As baixas temperaturas continuaram nos dias subsequentes, com mínimas de 5,2°C no dia 12 e 5,4°C no dia 13. Esses registros foram feitos no Bairro do Pinhal, pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Além do frio, a umidade relativa do ar atingiu níveis críticos, com um registro de 18,7% no dia 20 de agosto. A Defesa Civil alerta para a necessidade de cuidados redobrados, como a hidratação e a limitação de atividades físicas ao ar livre, para evitar complicações de saúde e riscos de incêndio.
Previsão do tempo
De acordo com informações do Cepagri, da Unicamp, a partir deste sábado, está prevista a passagem de uma frente fria na região de Campinas e, com isso, o tempo deve mudar. O tempo deve ficar nublado e é esperado para o começo da noite a possibilidade de chuva.
Já no domingo, a expectativa é de chuva a qualquer horário do dia. As temperaturas entram em declínio com mínima prevista de 13º e máxima em torno de 20º.
Na virada de domingo para segunda-feira, porém, é que é esperada uma queda acentuada nas temperaturas, podendo resultar em mínimas em torno de 8°C na madrugada de segunda-feira. A sensação de frio deverá ser agravada por ventos com intensidade moderada a forte. O frio mais intenso é esperado para até terça-feira, e a partir da próxima quarta, as temperaturas deverão voltar a subir gradativamente.