Decreto estabelece regras para Fase Laranja da quarentena
O Decreto Municipal foi assinado na terça-feira, oficializando as medidas para o retorno gradual de algumas atividades
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: PMM
Da Redação
O prefeito de Morungaba Marquinho de Oliveira assinou na tarde da última terça-feira, dia 16, o Decreto nº 3.114/2020 que oficializa medidas sobre a quarentena devido à pandemia de covid-19. O isolamento prossegue até o próximo dia 28 no município que está enquadrado oficialmente na Fase 2 (Laranja) do Plano São Paulo, conforme o Decreto Estadual nº 64.994/2020.
De acordo com o Decreto Municipal assinado na terça, fica mantida a retomada gradual do atendimento presencial ao público de atividades imobiliárias como escritórios e comércio, com restrições de capacidade limitada de 20%; horário de atendimento diário reduzido de quatro horas seguidas; adoção dos protocolos padrões de disponibilização de máscaras e álcool gel para funcionários, bem como, disponibilização do álcool para uso de clientes e dos protocolos setoriais específicos.
Seguindo a recomendação do Ministério Público, as atividades dos demais setores ficam suspensas, até a reavaliação das condições epidemiológicas da evolução da covid-19 e da capacidade de resposta do sistema de saúde, conforme o Decreto Estadual nº 64.994/2020.
A Prefeitura de Morungaba atentará, por intermédio da equipe de Vigilância Sanitária e Fiscalização Municipal, a eventuais casos de descumprimento do decreto e, se a infração constituir crime mais grave, buscará apoio da Polícia Militar local.
Boletim
O Boletim Epidemiológico registrou mais 16 coletas - das quais 15 obtiveram resultado negativo, tendo sido portanto descartados, e uma obteve resultado positivo porém já considerado recuperado. Até o momento foram registradas 208 coletas, sendo 163 casos descartados (resultado negativo).
Atualmente há quatro casos aguardando resultados, em isolamento domiciliar. Morungaba totaliza 14 casos positivos (moradores do Brumado, do São Benedito, da Vila Nova e Parque das Estâncias). Todas encontram-se em isolamento domiciliar.
Na terça-feira, o Boletim registrou também que um dos casos considerados ativos até segunda, já está nos índices de “recuperados”. A cidade registra um total de 41 casos confirmados, sendo 25 já recuperados, 14 casos ativos e dois óbitos.