De forma inédita, brasileiros lideram ranking mundial de Beach Tennis no masculino e no feminino
Com os títulos no Mundial da modalidade, André Baran assumiu o ranking masculino, enquanto Rafaella Miiller manteve o primeiro lugar
Foto: Marcello Zambrana
O topo do Beach Tennis é 100% brasileiro. Nesta segunda-feira (9), a Federação Internacional de Tênis (ITF) oficializou o catarinense André Baran e a paranaense Rafaella Miiller na primeira colocação do ranking, respectivamente, masculino e feminino. Esta é a primeira vez que o país tem atletas nas lideranças entre homens e mulheres ao mesmo tempo.
A conquista veio após os títulos dos atletas no ITF Beach Tennis World Championships 2024, em Emila-Romagna, na Itália. Miiller já era a número 1 do mundo e manteve o posto com os 1.000 pontos defendidos no torneio – a jogadora havia vencido no ano passado, ao lado da venezuela Patty Diaz. Na decisão, a dupla sul-americana venceu Giulia Gasparri e Ninny Valentini, por 7/5 6/4.
Já André Baran subiu três colocações na classificação e superou, no ranking e na final, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, então a dupla número 1 do mundo. Ao lado do italiano Michele Cappelletti, os atletas venceram os adversários 6/2 2/6 10-6
A colocação dos atletas consolida o Brasil como centro da modalidade no mundo. Além de Rafa e Baran, também já ocuparam a liderança do ranking a dupla formada por Joana Cortez e Samantha Barijan, no feminino, sendo as primeiras atletas não-italianas a realizarem o feito. No masculino, Vini Font alcançou o número 1 do ranking.