Dante Monte disputa Sul-Americano de 12 anos no Equador
Foto: Arquivo Pessoal
O Time Brasil BRB está confirmado para o Campeonato Sul-Americano de 12 anos, que acontece entre os dias 3 e 8 de julho, em Salinas, no Equador. A competição é classificatória para a Copa Cosat, marcada para novembro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
A equipe brasileira masculina será formada pelos tenistas paulistas Miguel Ferraz, Dante Monte e Nicolas Duarte e o capitão Eder Barboza. No feminino, o Brasil estará representado pela catarinense Clara Coura, a paulista Manuela Banietti e a paranaense Flávia Cherobim Souza e terá Flávio da Rosa como capitão.
“É uma grande oportunidade para os atletas fazerem parte dessa equipe, representando o Brasil em uma competição internacional. Como capitão da categoria de 12 anos, o maior desafio é formar um time unido e coeso, pois nessa idade se conhece pouco os adversários, pois a maioria só joga torneios nacionais. Então, temos que focar no trabalho em conjunto e acreditar no potencial dos meninos, que são grandes jogadores e vão representar bem o país”, afirmou Barboza.
Na edição do ano passado do Sul-Americano, em Punta del Este, no Uruguai, o Time Brasil BRB foi campeão no masculino e terminou na terceira colocação no feminino. Classificado para a Copa Cosat, em Santa Cruz de la Sierra, o Brasil conquistou o título da competição nos dois naipes.
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
ITATIBENSE CONVOCADO
Itatiba está presenta na equipe que já está no Equador. Dante Monte, a grande promessa do tênis itatibense falou com a reportagem do Jornal de Itatiba antes do embarque e comentou sobre suas expectativas:
JI: Saiu a convocação para o Sul-Americano e o seu nome está lá. Já esperava por isso? Foi difícil conter a ansiedade?
DANTE: Eu não esperava ser convocado, mas eu queria muito, pois eu estava treinando sério para isso.
JI: Os convocados chegam a se reunir antes da competição? Como será sua preparação?
DANTE: Sim nós nos reunimos para a competição, mas cada um foi treinando no seu centro, pois moramos longe e somos em três.
JI: Qual a expectativa de resultado? De quais países devem vir os principais adversários?
DANTE: Estamos muito confiantes, pois nós 3 somos de São Paulo e sendo assim somos amigos e desde pequeno nos conhecemos. Estamos com nível bom, nós três. Os países sempre são fortes aqui na América do Sul. Acredito que a Bolivia será bem forte.
JI: A convocação era seu principal objetivo este ano ou é apenas o começo?
DANTE: Sim era meu maior objetivo esse ano e como tenho 11 anos eu fiquei feliz de ser meu primeiro ano de 12 e já ser convocado.
JI: Como está sendo sua participação no Brasileiro de Clubes? Participou das duas primeiras etapas?
DANTE: Eu participei de todas as etapas que consegui para pontuar bastante e consegui vencer o Jrs Cup (antiga Copa Guerdau ) o que me fez pontuar bastante e me ajudou a manter o segundo lugar do ran-king e sendo assim veio a convocação.
JI: Vai disputar as demais etapas e qual a expectativa?
DANTE: Eu vou sim disputar as próximas etapas e disputarei na categoria 14 anos alguns campeonatos para aprimorar ainda mais o meu jogo
JI: O que achou da Bia Haddad chegando nas semifinais em Roland Garros?
DANTE: Achei incrível! Já conheci a Bia e ela é muito determinada. Acho que o tênis funciona com determinação.