Curta tudo de bonito que Bonito tem para te mostrar
Bonito tem diversos atrativos naturais e oferece dezenas de passeios, com opções para todas as idades – das atividades mais contemplativas às radicais. Por isso, esse é um destino muito procurado durante todo o ano / Divulgação
Por GB Edições
Considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito tem diversos atrativos naturais e oferece dezenas de passeios, com opções para todas as idades – das atividades mais contemplativas às radicais. Por isso, esse é um destino muito procurado durante todo o ano.
O inverno em Bonito corresponde à época da seca, com dias ensolarados e uma temperatura média de 25°C. Apenas as noites costumam ser mais frias. Com menos chuvas, os rios, os lagos e as piscinas naturais de Bonito atingem o grau máximo de limpidez. Sendo assim, esta é uma ótima época para visitar a cidade e aproveitar o que ela tem de melhor.
Para quem gosta de natureza, esportes e aventura, este é destino certo, uma cidade cujo cenário justifica o nome que ela tem. Este paraíso situa-se no Estado do Mato Grosso do Sul, na região centro-oeste do Brasil. Está a 280 quilômetros da capital Campo Grande, a 180 quilômetros do Pantanal e dentro da Serra da Bodoquena, uma região de belezas naturais, como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e riquezas culturais, como uma reserva indígena, com três diferentes etnias.
Atualmente, Bonito é reconhecida também pelas suas manifestações culturais, tais como teatro, música, artes plásticas, festas típicas, dentre outras formas de expressar a cultura de um povo simpático.
Bonito começou a se destacar no Brasil e no mundo, pelas suas características de rara beleza natural, assim como a forma profissional de conduzir um sistema turístico em harmonia com a própria natureza.
Contando com uma bem-organizada infraestrutura para atender ao visitante, vale à pena conhecer algumas das atrações que a natureza da região oferece. Que tal contemplar o azul do céu boiando e se deixando levar pela correnteza? Flutuar pelos rios cristalinos de Bonito e admirar toda a abundância da vida subaquática é imperdível. A flutuação da Nascente Azul, considerada a mais bonita do destino, é feita no rio homônimo, cujas águas são incrivelmente cristalinas e, graças ao fenômeno natural chamado espelhamento, apresentam um lindo tom de azul turquesa. Depois de admirar a nascente, o percurso pelo rio, no qual o grupo é acompanhado por diversas espécies de peixes, é bem tranquilo – até quem não sabe nadar pode participar, já que os equipamentos não permitem que a pessoa afunde. A leve correnteza faz você deslizar ao longo do rio de forma suave, enquanto pode admirar a flora e a fauna subaquática.
Mesmo no inverno, não é preciso se preocupar com a temperatura da água. Para a flutuação na Nascente Azul os visitantes recebem roupas de neoprene, que ajudam a manter o corpo aquecido. Além disso, a temperatura da água na nascente, onde a atividade começa, permanece em agradáveis 23°C o ano inteiro.
Bonito também tem opções para quem quer mergulhar. Uma delas é o Museu Subaquático de Bonito, único do mundo em um ambiente de água doce, instalado no lago da Nascente Azul, com cerca de 4 mil m². Na atual exposição, as estátuas submersas tratam de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental. Para ver essas obras de perto, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro, que, por ser realizado em um ambiente controlado, não requer cursos ou certificados prévios e é indicado inclusive para iniciantes.
Outra opção é a Lagoa Misteriosa, onde também acontece a flutuação, além do mergulho com cilindro para os mais aventureiros. Trata-se de uma caverna alagada com águas cristalinas, cuja real profundidade ainda é desconhecida. Há ainda o Abismo Anhumas, com incríveis formações geológicas e um lago subterrâneo de águas cristalinas que atinge 80 metros de profundidade.
Além do mergulho, Bonito oferece diversas atividades de aventura para quem quer passeios com emoção, como boia cross, arvorismo, trilhas em quadriciclo e rapel. O complexo da Nascente Azul, por exemplo, conta com uma tirolesa de 450 metros de extensão, com direito a uma vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena, e o pêndulo humano, que desafia os limites da gravidade em um emocionante balanço nas alturas.
Trilhas são boas escolhas para quem prefere um passeio mais tranquilo e contemplativo, dando acesso a mirantes e cachoeiras. Além disso, é possível admirar a diversidade da flora e da fauna locais em cenários perfeitos para fotos. Na Nascente Azul, a Trilha do Mirante da Luneta dá acesso a uma vista incrível para a Serra da Bodoquena e para todo o panorama do parque. Outra opção no mesmo complexo é a Trilha do Pantanal, que retrata esse bioma típico do Centro-Oeste e foi desenvolvida em uma área de vegetação parcialmente inundada em torno de um lago, que abriga uma grande variedade de pássaros e outros animais.
Visitas a cachoeiras também são passeios imperdíveis, encontrados em diferentes propriedades. Entre as opções em Bonito estão o Parque das Cachoeiras e a Estância Mimosa. No município vizinho estão as Cachoeiras Serras da Bodoquena e a Boca da Onça.
Os balneários de Bonito são áreas tranquilas para passar o dia aproveitando o sol, a natureza ao redor ou um bom mergulho em meio aos peixes. Alguns têm estruturas mais simples, como o Balneário Municipal. Já o Balneário Nascente Azul, por exemplo, é uma área de lazer para toda a família com excelente estrutura. Além da praia de água doce, ele conta com o Aqualokko (um circuito de aventura com pontes suspensas sobre o lago), tirolesas aquáticas, piscina ecológica e cascata, assim como quiosques com mesas, espreguiçadeiras e serviço de garçom.
Um dos cenários mais famosos de Bonito, a Gruta do Lago Azul é uma enorme caverna que encanta pelo lindo espelho d’água de um tom azul intenso. O local guarda ainda incríveis formações geológicas e vestígios de animais de origem pré-histórica. A visita é apenas contemplativa, pois não é permitido entrar na água. Vale também conhecer as Grutas de São Miguel e a Gruta São Mateus.
Fazendas nos arredores da cidade recebem os turistas para passeios a pé e a cavalo em trilhas pela mata ou de bote, caiaque e boia pelos rios. E sempre há uma cachoeira para banhos refrescantes.
O turismo em Bonito é muito organizado e tudo é feito com a máxima preservação da natureza, por isso cada passeio tem um número máximo de visitantes. Assim, o ideal é fazer as reservas com antecedência.
Qualquer reserva para os passeios deverá ser efetuada numa agência de turismo local. A agência se responsabilizará pelas reservas, contratação do guia de turismo que irá acompanhá-lo e emitirá uma autorização para realização do seu passeio.
Conforme lei municipal, para visitação dos atrativos turísticos de Bonito é obrigatório o acompanhamento do guia de turismo local credenciado pela EMBRATUR e cadastrado na prefeitura.
Nunca é demais lembrar que as roupas e calçados devem ser os mais confortáveis possíveis, sendo que o calçado recomendado para os passeios é o tênis.
O protetor solar e o repelente não poderão ser utilizados em alguns atrativos para a conservação das águas e peixes.
As condições atmosféricas podem impedir ou dificultar a realização de alguns passeios.
O acesso de carro se dá a partir de Campo Grande, pela BR-060, via Nioaque e Guia Lopes da Laguna. Ônibus saem de Campo Grande. A cidade ainda é servida por aeroporto local.
Bonito é muito mais do que uma simples aventura. Se organize e se programe, assim fará uma viagem inesquecível nesse paraíso natural.
A flutuação é uma das práticas mais interessantes para quem visita Bonito. Orientadores especializados, roupa de neoprene e colete são os equipamentos essenciais. Depois é só curtir o céu azul, a flora e a fauna deslizando suavemente pelas águas frescas e cristalinas / Divulgação
Um aquário natural, onde o visitante pode se sentar em meio à natureza e admirar as belezas dos inúmeros peixes que habitam as águas cristalinas de Bonito / Divulgação