CRN - uma rádio focada no jornalismo e na informação
24 anos
A Central de Rádio e Notícias - CRN completa este ano seu 24º. aniversário, desde que começou suas transmissões em Amplitude Modulada-AM, substituindo à Rádio das Nações, que pertencia ao Grupo Pabreu, a partir de 14 de junho de 1995
A emissora passou para o comando do grupo ligado ao Jornal de Itatiba-Diário, e justamente por isso investindo bastante numa rádio de caráter informativo, voltado principalmente a Itatiba, Morungaba e à região, além do noticiário nacional e internacional.
COMUNICADORES: NOTA DEZ
Destaque-se que, independentemente de contar com vários jornais falados e farto noticiário informativo, não deixou de ter também seus programas musicais, dirigido às mais variadas classes sociais e também os que são voltados à participação dos ouvintes, que têm um papel importantíssimo na grade da rádio.
Com uma excelente equipe de funcionários gabaritados no ramo radialístico, a CRN conta também com excelentes colaboradores na área de comunicação, que só elevam o valor criativo da emissora conhecida pelos mais de 30 mil ouvintes diários como Rádio do Povo.
O HISTÓRICO
O inicio das transmissões em AM foi em janeiro de 1951, com o nome de Rádio Progresso, de propriedade do Grupo Pabreu, que posteriormente trocou a denominação para Rádio das Nações. Os estúdios funcionaram por muitos anos na Galeria Pabreu da Rua Francisco Glicério, e a torre de transmissão localizava-se em área próxima à Rua Aristides Lobo, onde hoje está o estacionamento da Universidade São Francisco.
CENTRAL DE RÁDIO E NOTÍCIAS
A partir de 14 de junho de 1995, assumiu a direção o grupo ligado ao Jornal de Itatiba-Diário, que trocou o nome para Central de Rádio e Notícias (CRN), e, inicialmente mudando a torre de retransmissão para a Rua Santo Antônio - próximo à igreja de Santo Antônio do Abacaxi. Posteriormente a transferência foi para a Estrada Municipal João Bernardo Filho, no Bairro da Ponte, onde está até hoje, com duas torres de retransmissões.
Com a mudança o intuito principal da nova direção foi de investir em programas jornalísticos de alto conteúdo informativo, político e econômico, entrevistas e de comentários abalizados, com muitos comunicadores gabaritados, e com alteração da grade com foco na integração com os ouvintes, na informação e na utilidade pública.
AS TRANSMISSÕES
Os ouvintes podem sintonizar a CRN pelos 1420 kHz em AM, pelo site www.crnitatiba.com.br ou pelo aplicativo app CRN Itatiba, em que a emissora pode ser ouvida em qualquer parte do mundo. Para opinar, emitir reclamações, reivindicações e sugestões sobre assuntos públicos dos bairros e da cidade, a CRN coloca à disposição o WhatsApp 9-7228-3052, o e-mail www.crnitatiba@terra.com.br e os telefones 4524-0003 e 4524-1594.
A transmissão é feita em Amplitude Modulada (AM), mas a direção já tem pedido protocolado no Ministério das Comunicações com projeto para futuramente entrar no expectro que lhe dará condições de contar com som de FM-Frequência Modulada.
A PROGRAMAÇÃO
A área de jornalismo que é o destaque da CRN com vários programas que começam logo às 6h15 com o Bom Dia CRN, Jornal das Sete, Alerta Policial, Panorama Esportivo, Jornal do Meio Dia, Músicas e Notícias e da 18h15 às 19 horas Jornal CRN.
Nos programas tradicionais a rádio tem: Hora do Agricultor, Ave Maria (às 6h da manhã e às 18h), Cinco Minutos da Fé, Manhã CRN, Programa Márcio Dalcin, Pediu Tocou, Baladão Sertanejo, Pergunte ao Doutor, Debate, Momento Sertanejo, Samba, Pagode e Cia. Roberto Carlos e Cia., Hora dos Comunicadores, Alegria, Alegria, Momento Sertanejo, Clássicos do Samba e outros.
DIVERSIFICAÇÃO
Durante toda a semana vários são os programas da grade entre os quais, religiosos, culturais, esportivos, de saúde, sociais e policiais. Também em finais de semana são feitas transmissões de jogos de futebol dos diversos campeonatos realizados na cidade.
A CRN tem seus estúdios e atendimento comercial na Ladeira Prof. Irineu Lopes de Lima, 418 (Centro). Torres de transmissão na Estrada Municipal João Bernardo Filho, no Bairro da Ponte. O setor de administração é comandado por Robertinho Massaretti e a direção jornalística é do jornalista Mané Massaretti.