Criminosos usam nome de deputado para aplicarem golpe; Zimbaldi registrou B.O.
Foto: Divulgação
O Deputado Estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) registrou um Boletim de Ocorrência por fraude e estelionato após ter o conhecimento que criminosos estavam usando o nome dele via WhatsApp para conseguir aplicar os golpes.
Segundo informações do B.O. os estelionatários ligavam para pessoas próximas do deputado se passando por integrantes do Gabinete do parlamentar e pediam que elas confirmassem a participação em eventos, via códigos encaminhados pelo aplicativo de mensagem.
O código era disparado pelo próprio criminoso. Uma vez que a pessoa clicava no link, o aplicativo de mensagens era clonado e, com isso, o golpista também conseguia o acesso à conta do WhatsApp, o usando para praticar outros crimes, como subtrair dados, acessar e-mails e demais contas pessoais e até movimentar dinheiro de contas bancárias.
De acordo com informações do deputado estadual, ele foi alertado pelas pessoas que receberam a ligação e o código e recorreu à Polícia Civil, onde registrou queixa. Ainda segundo ele, algumas pessoas acabaram acreditando no contato e acessaram o código encaminhado pelo WhatsApp. A orientação, nesse caso, é que elas também façam o Boletim de Ocorrência.
* com informações da Rádio CBN Campinas