Crianças do Projeto Viva a Música participarão de apresentação do Coral Voz Livre
O espetáculo terá como convidados os cantores do Projeto Viva a Música, formado por crianças e adolescentes da cidade
Foto: Divulgação/PMM
Da Redação
O Projeto Coral Voz Livre Campinas se apresentará no próximo sábado, dia 5, às 19h30, na Câmara Municipal de Morungaba (Rua Elvira Miano, 180 - Centro).
A entrada e tem apoio local da Câmara Municipal de Morungaba. O espetáculo terá como convidados os cantores do Projeto Viva a Música, formado por crianças e adolescentes da cidade.
Sobre o Coral
O projeto Coral Voz Livre é resultado de aprovação no edital Programa de Ação Cultural (Proac) expresso direto, fomento a projetos culturais financiados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Teve início com atividades artísticas e sociais do antigo Coral Sescon Campinas, sendo fundado em agosto de 2012, no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com o intuído de levar música para a comunidade em geral e entidades beneficentes, como creches, asilos, hospitais e diversos públicos afins.
Em 2019, o Coral se tornou independente e transformou-se em um projeto cultural que desenvolve programas para ampliar a sua atuação. A regência e coordenação geral é do maestro Hipólito Ribas, que possui vasta experiência com corais corporativos e independentes.
O maestro Ribas formou-se em Regência em 1998 pela Unicamp e trabalha com o canto em diversos corais. Seu trabalho tem como marca um repertório eclético e variado, que inclui músicas do gênero renascentista, internacionais e “spiritual”, tendo a música brasileira como base.
‘Viva a Música’
O “Viva a Música” foi elaborado por Marcelo Banin, professor da Escola Estadual Monsenhor Honório Heinrich Bernard Nacke, de Morungaba, em 2014. O objetivo era oferecer uma atividade cultural diferente do horário de aula normal escolar para que as crianças e os jovens pudessem expandir seus conhecimentos.
Logo depois, o projeto passou a ser independente, e atualmente conta colaboradores para manter o trabalho de formação musical e vocal, comandado pela regente Ciça Baradel, além de arcar com os custos dos materiais usados.
Alguns jovens do projeto, que conta com 18 participantes, e outros que já passaram por ele, contribuem para a sua comunidade, ensinando os conhecimentos musicais que adquiriram nas aulas e ensaios.