Crianças de três e quatro anos com comorbidades e deficiências começam a tomar dose de vacina contra covid
Este novo público receberá a Coronavac, que é a vacina mais indicada para crianças desta idade
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou ontem, dia 23, a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 para crianças de três e quatros anos com comorbidades e com deficiências. Ainda nesta semana, deverá ser iniciada também a vacinação para todas as crianças quilombolas de Itatiba nesta faixa etária. Este novo público receberá a Coronavac, que é a vacina mais indicada para essas crianças desta idade, conforme ressaltou o secretário da Saúde, Renan Dias Irabi.
“Nosso município estava aguardando e chegaram doses da Coronavac, então vamos começar a vacinação de crianças de três e quatro anos que têm alguma comorbidade e também de quilombolas. Com isso, a gente tende a ampliar a vacinação e a proteção das nossas crianças contra a covid-19. Esperamos, muito em breve, anunciar a ampliação desses grupos e poder vacinar todas as crianças do município”, anunciou o secretário.
Este novo público, que deve apresentar laudo e/ou exame comprobatório de comorbidade ou deficiência, será atendido no Centro de Atendimento à Criança (CAC), no Centro, além de seis unidades de saúde na zona urbana e outras cinco na zona rural - nos dias em que o pediatra estiver em atendimento.
As unidades urbanas são dos bairros: Jardim Harmonia, Jardim Ipê, NR Afonso Zupardo, San Francisco 1, Vila Cruzeiro e NR Luiz de Matos Pimenta (Cecap). Na zona rural, as unidades são: Bairro do Pinhal, Bairro dos Pires, Engenho D'Água, Morro Azul e Tapera Grande.
Quase mil crianças no ‘Dia D’
O anúncio é feito paralelamente à Campanha de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde em todo território nacional, e que teve o Dia D de Vacinação no último sábado (20/08) ação para atender todos que não podem comparecer durante a semana.
Ao todo, somente neste “Dia D”, foram vacinadas 986 crianças em Itatiba. Estes números envolvem a aplicação da vacina contra poliomielite, contra Covid-19 e todas as demais do calendário vacinal, para a atualização de carteirinha, que é o objetivo principal da campanha.
A ação segue em todas as Unidades de Atenção Básica até dia 9 de setembro no atendimento a crianças de um ano a menores de cinco anos de idade para a vacina contra a poliomielite e atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, incluindo a da covid-19. A apresentação da carteirinha de vacinação é obrigatória.
Quarta e quinta doses
Já são mais de 300 mil doses da vacina anti-covid aplicadas em Itatiba desde o início da campanha em janeiro de 2021. Para os adultos, está liberada a quarta dose para pessoas a partir de 25 anos e a quinta dose para imunossuprimidos maiores de 40 anos. É preciso que haja um intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e quarta dose. Para se imunizar, basta comparecer ao posto de saúde mais próximo, entre 8h e 16h, de segunda a sexta-feira, portando documento com foto, CPF e cartão de vacinação.