Cresce o uso de motos no Brasil: 47,9% mais motociclistas em 10 anos
Este número também está atrelado ao número de profissionais que usam a moto como meio de entrega, que já somam 385,7 mil em todo o território brasileiro
Foto: Drs Producoes/ iStock
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o número de motociclistas aumentou 47,9% nos últimos 10 anos.
Esse fenômeno possui uma explicação bem simples. Segundo pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), 1,6 milhão de pessoas trabalham com transporte e logística no Brasil atualmente. Desse total, 385,7 mil são entregadores que usam a moto como meio de entrega.
As motos têm sido consideradas como uma forma de complemento ou até mesmo de renda principal. Por isso, cada vez mais vemos condutores com Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) da categoria A.
O que é a categoria A?
Existem vários tipos de CNH, cada uma específica para um tipo de veículo. A categoria A permite que condutores guiem motocicletas e outros veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cilindradas. Além das motos, essa carteira permite a condução de motonetas, triciclos e também ciclomotores, com algumas condições. Neste último caso, é preciso ter também a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Esse tipo de habilitação é direcionado para quem possui motocicletas de até 50 cilindradas e que não passam de 50 km/h.
Quanto custa para tirar uma CNH A?
Apesar de variar entre regiões, o preço de todo o processo para retirada deste tipo de CNH gira em torno de R$ 2,5 mil a R$ 3 mil. Dentro deste valor, incluem-se o exame médico, a avaliação psicológica, as taxas do exame teórico e prático, além de emissão e envio da Permissão para Dirigir (PPD), diretamente no site do Detran da sua região ou presencialmente. Vale lembrar que as aulas teóricas e práticas ficam a cargo dos CFCs.
É possível ter dois tipos de categoria na CNH?
Caso já possua uma Carteira Nacional de Habilitação em outra categoria, é possível adicionar o novo tipo. Para isso, é preciso que a CNH tenha foto e esteja válida, sem pendência, suspensão ou impedimento, além de não ter cometido nenhum tipo de infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
No caso de condutores que já possuem categorias C, D ou E, além de se enquadrar nesses requisitos, também precisam passar por um exame toxicológico, físico e mental. No caso da CNH de categoria B, basta fazer o teste de aptidão física e mental. Após esse processo, é necessário realizar aulas práticas e o exame prático novamente de direção veicular, mas não é preciso fazer a parte teórica novamente.
Por que as motos têm tido tanto espaço no delivery?
Graças ao seu design, as motos se tornaram uma ótima forma de trabalhar e se locomover de maneira rápida no trânsito das grandes cidades. Sem contar que motos de leilão podem sair muito mais em conta do que outros tipos de veículos e até mesmo do que motocicletas compradas diretamente em concessionárias.
Sua alta performance com pouco combustível também acabou servindo como uma excelente opção para quem precisa trabalhar sem gastar muito, seja com serviço de entregas ou até mesmo com o transporte de pessoas. Portanto, as motos têm ganhado cada vez mais espaço nas ruas brasileiras, e a previsão é de que este número não pare de aumentar.