Cresce o número de votos nas urnas para Conselho Tutelar
Em Itatiba, centenas de pessoas estiveram presentes na Universidade São Francisco (USF) para eleger cinco titulares e cinco suplentes
Foto: Jornal de Itatiba
Da Redação
No último dia 1º, os municípios brasileiros participaram da Eleição para Conselho Tutelar. Dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania indicaram um aumento no número de votos nas urnas eletrônicas.
O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC, Cláudio Augusto Vieira da Silva, comentou o resultado positivo da eleição unificada, com o reforço do governo federal para mostrar a importância do trabalho dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
“Parece que o aumento vai ser sempre superior a 10%. E isso corresponde com a expectativa de uma eleição facultativa, de uma eleição para um órgão que nem todas as pessoas ainda compreendem a importância e o funcionamento dele. E justifica todo esse esforço feito e que está se comprovando com a participação da sociedade”.
O secretário lembrou ainda que o domingo foi marcado por chuvas fortes, em muitos locais do Brasil. “Isso também, claro, atrapalha um pouco a participação facultativa do eleitor ou da eleitora”.
Itatiba e Morungaba
Em Itatiba, centenas de pessoas estiveram presentes na Universidade São Francisco (USF) para eleger cinco titulares e cinco suplentes para o Conselho Tutelar do Município. Os titulares eleitos: Ana Paula da Silva (1.261); Ricardo Cartier (1.075); Bortolossi Henry (994); Pastora Rosangela Marques (958); e Gabriela Machado (936).
Na Estância Climática, segundo informações do Jornal Oficial, foram contabilizados 534 votos nominais, para 10.751 eleitores aptos. Titulares eleitos: Maria Eugênia Molena (132); Juninho Lopes (106); Ana Helena Cunha (92); Cris Leme (91) e Edmundo Fideles (38).