Covid-19: Casos e óbitos sobem, mas seguem distantes dos picos
Foto: Valeria Hein
Os números de casos e óbitos pela covid-19 dispararam em Campinas e região no comparativo com semanas anteriores. Para se ter uma ideia, a média móvel diária de casos na região estava em 100 há dois meses, e atualmente está perto da casa dos 600 casos diários. Porém, o número segue distante dos piores momentos da pandemia no ano, como em janeiro e março, quando houve média de quase 2 mil casos diários, e julho, quando foram quase 1.200 casos ao dia.
A média de óbitos na região passou de quatro por dia há dois meses, para 8,8 atualmente, porém trata-se de um número distante por exemplo do pior momento do ano, verificado em janeiro, quando a média móvel chegou ser de mais de 100 mortes por dia.
A média móvel de novas internações na região está em 28 por dia, quatro vezes mais que as sete diárias registradas há dois meses. Mas em janeiro o número chegou a ser de 198 internações diárias em média, e em junho, quando houve o último crescimento mais expressivo, a média chegou a 52 novas internações diárias. A ocupação de leitos de enfermaria na região está pouco acima de 29%, e em leitos de UTI está em 26%.
Na cidade de Campinas a média móvel de mortes está em 2,7 ao dia, bem acima da média de 0,4 registrada há dois meses. Os casos estão em 127 por dia, longe da média de mais de 1.100 registrada em janeiro, mas acima do que o registrado em semanas anteriores.
O estado como um todo também vêm registrando aumento nas médias de casos e óbitos, mas registrou queda na média diária de novas internações.
* com informações da Rádio CBN Campinas