Contra doenças respiratórias, Prefeitura ressalta os cuidados e vacinação contra gripe e Covid-19
Vacinas contra Covid-19 e gripe estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta das 8h às 15h; confira na matéria o público-alvo que já pode se vacinar
Foto: Pref. Louveira
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, continua trabalhando para atender os moradores que apresentam sintomas de doenças respiratórias. Além disso, a Prefeitura reforça as orientações para evitar contrair doenças do tipo ou contaminar outras pessoas, sobretudo, as mais próximas. A Secretaria pede para que os moradores com sintomas respiratórios procurem realizar testes de Covid-19 e estar em dia com a vacinação. A vacina da gripe está disponível para todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais até 31 de maio.
“A saúde é a base de tudo. Todas as Unidades Básicas de Saúde, o P.A e a Santa Casa estão prontas para atender os moradores que apresentam sintomas de doenças respiratórias. Além disso, mantemos diariamente a oferta de testes e vacinas contra Covid-19, pois essa doença ainda está presente no nosso meio e não podemos abaixar a guarda”, disse o prefeito, Estanislau Steck.
Durante a semana, todas as UBSs de Louveira ficam abertas para vacinação e realização de testes contra Covid-19 em pessoas com sintomas leves das 8h às 15h. O PA Santo Antônio e a Irmandade Santa Casa continuam realizando testes 24 horas por dia.
A vacinação contra a gripe (Influenza) começou no dia 10 de abril e foi ampliado para todas as pessoas com idade de 6 meses ou mais. O objetivo é reduzir números de internações, complicações e óbitos pelo vírus. Na campanha deste ano não haverá etapas e vai até 31 de maio.
É importante ressaltar que em unidades de saúde é obrigatório a utilização de máscaras em situações específicas.
Confira abaixo dicas para proteger a si mesmo e outras pessoas:
- Em caso de sintomas respiratórios fazer uso de máscara;
- Espirrar cobrindo o nariz e a boca entra o bíceps e o antebraço;
- Evitar locais de aglomerações;
- Reforçar hidratação e boa alimentação;
- Em caso de sintomas fazer teste de Covid-19;
- Estar com as vacinas em dia;
- Manter higienização das mãos.
Em casos de confirmação de diagnóstico de alguma doença respiratória, como gripe, tuberculose, crises de sinusite, rinite ou outras similares, todas as Unidades Básicas de Saúde estão aptas para orientar os cuidados e passar o tratamento.
“A vacinação contra a gripe (influenza) está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. Fora o trabalho que a Prefeitura realiza para os casos de doenças respiratórias, a população seguir as orientações também faz com que a incidência de casos diminua, atuando principalmente na prevenção”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.
A Prefeitura de Louveira vai informar nos canais oficiais as atualizações das vacinas, incluindo datas, faixa etárias e locais.
Vacina contra gripe
Toda a população com idade acima de 6 meses pode tomar a vacina contra a gripe (Influenza).
A vacina protege contra os 3 principais subtipos de vírus circulantes e que causam complicações e óbitos, principalmente em grupos prioritários: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacina é composta pelo vírus inativado, ou seja, incapaz de causar a doença.
A Secretaria de Saúde reforça que cerca de 10% das pessoas que tomam a vacina podem apresentar reações, como febre, mal estar e dor no corpo, com melhora em até 48 horas. Isso pode levar a ideia de que a vacina causa gripe, mas se trata de um mito.
“A vacina contra a Influenza pode ser aplicada em simultâneo a todas as outras vacinas do calendário. Por isso, ao ir à UBS, o paciente pode aproveitar o momento para atualizar as outras vacinas em atraso, inclusive a de Covid-19”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.
A vacinação contra a gripe (Influenza) começou no dia 10 de abril para públicos específicos. A Campanha vai até o dia 31 de maio.
Confira os grupos em fase de vacinação contra Covid-19:
Primeira dose
- A partir de 6 meses.
Segunda dose
- A partir de 6 meses com intervalo recomendado de acordo a orientação de cada fabricante.
Terceira dose
- A partir de 6 meses que tenham tomado a segunda dose de Pfizer baby há 8 semanas.
- A partir de 5 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses.
Quarta dose
- Pessoas com idade a partir de 18 anos que tomaram a terceira dose há no mínimo 4 meses.
Quinta dose
- Imunossuprimidos.
Pfizer Bivalente
Público alvo que já pode receber a vacina:
- Todas as pessoas com 18 anos ou mais.
- Imunocomprometidos a partir de 12 anos.
- Pessoas com deficiência com 12 anos ou mais.
- Pessoas com comorbidades de 12 anos ou mais.
Existem 2 regras gerais para indicação da dose de reforço com essa vacina: ter tomado pelo menos 2 doses do esquema básico de vacina Covid e ter tomado a última dose há pelo menos 4 meses.
Para os que se enquadrarem nos critérios, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa com um documento oficial com foto e número de CPF, e comprovante de vacinação de doses anteriores.
No caso de imunocomprometidos, deve-se apresentar documentação que comprove essa condição (como por exemplo prescrição médica).