Contra covid: Itatiba antecipa 5ª dose da vacina para mais grupos prioritários
A antecipação desses dois novos grupos acontece em Itatiba devido ao planejamento, via programa municipal Inova Saúde
Foto: Mari Carla Giro/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, via Secretaria de Saúde, deu início, desde ontem, dia 21, à aplicação da quinta dose da vacina contra a covid-19 para mais públicos prioritários: profissionais de Saúde e pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos de idade.
Juntos, os novos públicos abrem possibilidade de que aproximadamente 5,8 mil pessoas já possam tomar esta quinta dose em Itatiba. A maior parte é de profissionais da saúde, somando mais de 3,2 mil deles que poderão já receber o reforço da vacina Pfizer Bivalente.
A antecipação desses dois novos grupos acontece em Itatiba devido ao planejamento, via programa municipal Inova Saúde, permitindo a oferta de vacinas a uma maior população prioritária para que já garanta sua dose extra de imunização.
Profissionais de saúde
São considerados trabalhadores da saúde aqueles que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde e estabelecimentos de serviços de saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias).
Pessoas com deficiência
Vale lembrar que para esse grupo, a idade mínima é de 12 anos de idade e não será necessário comprovar a condição. São consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimento de longo prazo – seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Este grupo inclui pessoas com limitações motoras; com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; Indivíduos com alguma deficiência intelectual nas atividades habituais, que limite as suas atividades como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Como se vacinar
A vacinação bivalente segue em livre demanda. Basta comparecer a uma unidade de Saúde de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, para tomar a dose - desde que faça parte do público prioritário já liberado e respeitando o intervalo de quatro meses da última dose.
Esta vacina também é aplicada para reforços das doses 3 e 4, caso quem pertence aos grupos prioritários liberados ainda não tenha o reforço anterior. É necessário levar cartão de vacinação e um documento pessoal de identificação ao posto de saúde. No caso dos profissionais da área de saúde, é preciso comprovar que está na função: vale apresentar carteirinha funcional, profissional, crachá e até mesmo holerite, caso não tenha outra comprovação.
Em Morungaba
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, promoveu uma ação de vacinação contra a covid-19 e a febre amarela na Praça João Pessoa, no Centro, na manhã do último sábado, dia 19.
Receberam a vacina Bivalente contra a covid-19 as pessoas acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas, com mais de 4 meses desde a última dose. Adultos que não tinham nenhuma dose e crianças acima de 5 anos foram vacinadas contra a Febre Amarela. “A importância de ofertar horários alternativos de vacinação à população faz com que o acesso seja facilitado. A covid-19 não acabou e precisamos nos proteger através da vacina disponível, a equipe de saúde estará criando novas estratégias para alcançar ainda mais pessoas e protegê-las”, explicou o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Bueno.
Os profissionais da Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica e do Hospital Municipal Santo Antônio atenderam um total de 49 pessoas em duas horas de ação.