‘Contos para Cassandra’ é ficção contra o preconceito a homossexualidade feminina
Da Redação
No próximo dia 21, às 10h, será lançado o livro “Contos para Cassandra”, dedicado à escritora Cassandra Rios – pseudônimo de Odete Pérez Rios. O evento será na Livraria Toque de Letras, situada na Rua Campos Salles – nº 415, Centro. A obra conta com 138 páginas, e seu preço é R$ 25.
O livro é o segundo do escritor itatibense Miguel Arcangelo Picoli, que será publicado pela Editora FoxTablet. São reunidos dez contos, sobre a homossexualidade feminina, tema que a consagrou a escritora paulistana. Segundo o autor, trata-se de um livro com ênfase na afetividade, com histórias em homenagem à artista, falecida em 2002.
“Sempre quis prestar homenagem a diversos nomes que a meu ver não tiveram o devido reconhecimento por seu trabalho na música, cinema, literatura e outras áreas, e Cassandra Rios é uma dessas artistas que demonstra incrível coragem, criatividade e influência, sendo a escrita sua forma de luta. Quem não conhece sua obra pode se encantar com as dezenas de títulos que marcaram época e a consagraram no mundo das letras”.
Sobre o livro
Cassandra Rios tratava do relacionamento entre mulheres como algo natural, e não exótico ou ousado. Eram sugeridas leitura de seus livros, e Cassandra se destaca além do preconceito e perseguição pela ditadura militar.
“Considero essa leveza apropriada, ainda que a geração jovem veja o tema sem problemas e a geração mais madura, hoje com uma melhor compreensão. O preconceito ainda não envelheceu em nossa sociedade, não há como camuflá-lo nem o que tudo isso gera às pessoas e famílias, mas ao menos na literatura houve avanços que permitem o assunto ser abordado com naturalidade. O olhar e a mente das pessoas podem mudar [...] Esse livro [...] é ficção, mas quem sabe algum dia seja normal para todos andar de mãos dadas com quem se ama”, afirmou o autor Miguel.