Construção Civil lança campanha para enfrentar onda de calor
Foto: SindusCon-SP
A onda de calor vivenciada por parte dos brasileiros nas últimas semanas fez com que entidades ligadas ao setor da construção civil lançassem uma campanha com recomendações para a preservação da saúde dos colaboradores das empresas do setor e incorporadoras nos canteiros de obras.
No comunicado enviado para as empresas do setor é reforçada a recomendação para a adoção de uma série de medidas. Dentre elas, fornecer protetores solares, que já e uma exigência prevista nas Convenções Coletivas de Trabalho. Além disso, fiscalizar se os empreiteiros estão fornecendo protetor solar.
Dentre os itens propostos, a campanha prevê, também, que as empresas ajustem os horários de trabalho, se possível, para evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, a critério da empresa, principalmente entre 12h e 13h.
Além disso, dar atenção especial aos colaboradores mais suscetíveis ao calor, como os que têm hipertireoidismo, diabetes, obesidade, ansiedade, bem como a idosos e mulheres grávidas.
No comunicado, a previsão também de que as empresas considerem a aquisição de novos uniformes com tecidos mais leves. O fornecimento de água potável em locais próximos e de fácil acesso aos profissionais também estão previstos.
* com informações da Rádio CBN Campinas