Consórcio PCJ faz alerta e orienta municípios diante de estiagem
Foto: Guilherme Pierangeli
O Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), lançou um documento com orientações preventivas para o enfretamento da estiagem aos municípios da região.
De acordo com o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz, o documento define três situações para os municípios acompanharem os recursos hídricos. As classificações são divididas em: baixa dificuldade no atendimento de água, média e alta.
O ofício alerta que no território total das Bacias PCJ, as chuvas ficaram 23% abaixo do esperado para o mês de janeiro e 8% abaixo em fevereiro. Em março e abril, o percentual de chuvas ficou 43% abaixo da média histórica.
Francisco explica que a situação traz um alerta para os 56 municípios que não tem suas captações de água regularizadas pelas vazões liberadas do Sistema Cantareira.
Ainda de acordo com o Secretário, o rio Atibaia e o Jaguari, que formam o Rio Piracicaba em Americana, abastecem diretamente cerca de 3 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Campinas e mais 7 milhões na grande São Paulo, através do Cantareira.
Francisco informou que as barragens de Pedreira e Amparo, que estão em fase de escolha de empresas para a retomada das obras, devem contribuir com a distribuição de água nos próximos anos.
* com informações da Rádio CBN Campinas