Consórcio PCJ elege nova Diretoria para o Biênio 2023-2024
Mario Botion, prefeito de Limeira, foi reeleito presidente da entidade durante reunião na manhã dessa quinta-feira (16), com a presença de prefeitos e empresas das Bacias PCJ
Foto: Divulgação
O Consórcio PCJ realizou na manhã da última quinta-feira (16), na cidade de Limeira (SP), a 92ª Reunião Ordinária da entidade, que elegeu os novos membros do Conselho Diretor da entidade. O prefeito de Limeira e atual presidente do Consórcio, Mario Botion, foi reeleito para dirigir a entidade no biênio 2023-2024. A lista completa com os nomes da nova diretoria está disponível ao final do texto.
A reunião reuniu 12 prefeitos da região e do sul de Minas Gerais, além de importantes empresas da região, que fazem parte do quadro de associados. Os demais prefeitos associados que não puderam participar presencialmente enviaram representantes por meio de procuração. Atualmente, o Consórcio PCJ é composto por 41 municípios e 23 empresas.
Entre os prefeitos que compareceram à reunião, estiveram presentes: Emil Ono prefeito de Atibaia (SP); Benedito Rodrigues Silva, prefeito de Bom Jesus dos Perdões (SP); Rodrigo Alves de Oliveira, prefeito de Camanducaia (MG); José Adinan Ortolan, prefeito de Cordeirópolis (SP); Leandro Martinez, prefeito de Corumbataí (SP); José Nazareno Zeze Gomes de Hortolândia (SP); Nelita Cristina Michel, prefeita de Iracemápolis (SP); Marcio Gustavo Bernardes Reis, prefeito de Jaguariúna (SP); Claudio Hosé Schooder (Leitinho), prefeito de Nova Odessa (SP); Fábio Vinícius Polidoro, prefeito de Pedreira (SP); Luciano Santos T. de Almeida, prefeito de Piracicaba (SP); e Gustavo Ramos Perissinoto, prefeito de Rio Claro (SP).
O atual presidente Mario Botion agradeceu a todos presentes a confiança nele depositada para guiar os trabalhos do Consórcio PCJ. “Agradeço o voto de confiança de todos, que me levaram à reeleição. E, juntos, temos desafios importantes para as bacias”, disse.
Na oportunidade, Botion agradeceu o trabalho dos membros do atual mandato, e deu boas-vindas aos que estão chegando.
“O Mario fez um trabalho extremamente importante no Consórcio nesses últimos dois anos. E desejo sucesso nesse novo biênio”, comentou o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis. Demais prefeitos também o cumprimentaram pela reeleição, e se colocaram à disposição para ajudá-lo no novo mandato que se iniciará no dia 1° de abril de 2023.
Além da eleição, a 92ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ tratou de assuntos importantes – como a situação dos mananciais que melhoraram nas últimas semanas em função das chuvas em todo o Estado de São Paulo, bem como apresentação de um balanço das atividades educativas realizadas com alunos, professores e comunidade em geral. Não é de agora que Botion atua na questão. Ele tem um histórico com as instituições de recursos hídricos desde os anos 90. “Iniciei minha atuação através da Aeal (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira), inclusive no Consórcio”, relembrou.
Durante a reunião, o Consórcio PCJ também informou sobre a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Água, que acontecerá de 22 a 24 de março, em Nova York. Dois eventos digitais propostos pela entidade foram aprovados pela ONU e farão parte da programação oficial da Conferência. Em breve, a entidade dará mais detalhes.
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composto por 41 municípios e 23 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão de água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: o Conselho Mundial de Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).
Confira, abaixo, como ficou o Conselho Diretor para o biênio 2023-2024:
Presidente:
Mário Botion – Limeira/SP
Vice-Presidente de Políticas de Recursos Hídricos*
Estanislau Steck
Vice-Presidente de Programa de Educação e Sensibilização Ambiental
Nilson Alcides Gaspar – Indaiatuba/SP
Vice-Presidente de Assuntos Institucionais
Márcio Gustavo Bernardes Reis – Jaguariúna/SP
Vice-Presidente de Integração Regional
Adinan Ortolan – Cordeirópolis/SP
Vice-Presidente de Programas Regionais
Gustavo Perissinoto – Rio Claro/SP
Vice-Presidente de Saneamento e Resíduos Sólidos
Emil Ono – Atibaia/SP
Vice-Presidente de Ampliação das Disponibilidades Hídricas
Luciano Santos T. Almeida – Piracicaba/SP
Vice-Presidente de Proteção aos Mananciais
Martim de França Silveira Ribeiro – DAE Jundiaí
Vice-Presidente de Tecnologias e Sistemas de Gestão
Mariana Sanches – BRK Ambiental
Vice-Presidente de Sistemas de Monitoramento das Águas
Manuelito Pereira Magalhães Junior – SANASA Campinas
Conselheiros
Municípios
- Com menos de 50 mil habitantes:
Artur Nogueira/SP – Lucas Sia Rissato
Holambra/SP – Fernando Henrique Capato
Ipeuna/SP – Diego Heron Pinheiro
Pedreira/SP – Fábio Vinicius Polidoro
Piracaia/SP – José Silvino Cintra
- Entre 50 mil a 500 mil habitantes
Americana/SP – Francisco Antonio Sardelli
Hortolândia/SP – José Nazareno Gomes
Santa Barbara D’Oeste/SP – Rafael Piovezan
- Mais de 500 mil habitantes
Campinas/SP - Dario Saad
Empresas
AEGEA Mirante – Silvia Tesseroli
Evonik – Pedro Monteiro Deniz
Klabin – Edison Carlos Giusti
SABESP – Wilson Stocco
Usina Ester – Fernando Henrique Bordrin
Agentes de Interlocução Consultiva
Camanducaia/MG – Rodrigo Alves de Oliveira
Bragança Paulista/SP – Amauri Sodré