Consórcio PCJ antecipa operação estiagem 2024 diante da queda do volume de chuvas
Foto: Divulgação
Em meio as precipitações abaixo da média histórica para o período, o Consórcio PCJ anunciou na última quarta-feira, dia 14 de março, durante a 94ª Reunião Plenária do Conselho de Associados, que irá antecipar para março a criação da “Operação Estiagem”, pela qual os municípios e empresas associados terão acesso à situação hídrica das Bacias PCJ e apoio técnico da equipe da Secretaria Executiva.
Segundo o último Boletim Hidrológico do Consórcio PCJ, o mês de fevereiro apresentou queda de 8,8% do volume de chuvas, tendência essa que vem se repetindo no atual mês de março. Inclusive o último fim de semana apresentou elevação das temperaturas devido à onda de calor que está acontecendo em todo o país.
Ainda que o Sistema Cantareira esteja com um armazenamento de 77% do seu volume útil, o que deve garantir o abastecimento em 2024 aos municípios atendidos pelo mesmo, as 50 cidades que não recebem água do Sistema devem se preparar para um ano com menos disponibilidade hídrica, principalmente, no segundo semestre quando o fenômeno La Niña deve dar as caras e resfriar as águas do Oceano Pacífico, impactando na redução das chuvas no sul e sudeste do país.
Os municípios e empresas associados que desejarem apoio técnico referente à estiagem e à situação hídrica das Bacias PCJ deve solicitá-lo pelo e-mail agua@agua.org.br