Consórcio PCJ alerta sobre crise hídrica e sugere ações de contingenciamento
Na foto, estação de tratamento de água da Sabesp localizada no Bairro da Ponte
Da Redação
No último dia 7, o Consórcio PCJ enviou ofício aos municípios associados com orientações de enfrentamento à estiagem 2020 e sugestões para ações de contingenciamento, divididas em três graus de criticidade de abastecimento: baixa dificuldade no atendimento de água (fase verde), média dificuldade (fase amarela), e alta dificuldade (fase vermelha). Em cada uma das fases, há recomendações para amenizar os impactos à população e evitar uma possível interrupção do serviço de abastecimento.
O documento informa, ainda, que as chuvas em 2020 estão 25% abaixo das médias históricas e que os dois últimos anos também apresentaram redução nas precipitações esperadas. O ofício também alerta sobre a ocorrência do fenômeno “La Niña”, que esfria as águas do Oceano Pacífico e diminui as chuvas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, indicando uma tendência para precipitações novamente abaixo do esperado em 2020.
Preocupação
A preocupação do Consórcio PCJ é que um verão com menos chuvas pode diminuir a recarga do lençol freático e dos reservatórios de água, reduzindo ainda mais a disponibilidade hídrica dos mananciais das Bacias PCJ para 2021. Segundo o órgão, em outubro, os reservatórios do Sistema Cantareira registraram volume de armazenamento inferior a 40%, adentrando a faixa de alerta de operação.
“O momento atual é de alerta. Estamos tendo precipitações muito baixas e uma primavera extremamente quente, batendo recordes de temperaturas altas, o que está pressionando o consumo. Portanto, temos aí uma junção de pouca disponibilidade e uma demanda forte, que pode baixar ainda mais nossas reservas de água e um fenômeno climático que pode comprometer a recarga dessas reservas para atender 2021”, comentou o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.
O que diz a Sabesp
A reportagem do JI entrou em contato com a Sabesp para saber quais medidas estão sendo tomadas para conter a crise hídrica devido à falta de chuva e se há possibilidade de racionamento de água em Itatiba.
Em nota, respondeu que, “a Sabesp informa que não há perspectiva de racionamento em Itatiba e mantém constante planejamento para a garantia do abastecimento no município. O novo reservatório de água tratada no Centro de Reservação Santa Cruz, que está em fase de conclusão, é exemplo disso. Com a obra de R$ 1,4 milhão, a capacidade do Centro Santa Cruz será duplicada, passando de 2 milhões para 4 milhões de litros. Apesar da segurança do sistema, a Sabesp ressalta que o uso consciente da água é importante. A recomendação é tomar banhos rápidos, fechar as torneiras ao ensaboar as mãos, escovar os dentes e fazer a barba, além de evitar lavar carros, calçadas e quintais. Outra dica é verificar se há vazamentos internos e providenciar o reparo. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia ou o equivalente a 1.380 litros por mês. Em caso de emergência, a Sabesp está à disposição dos clientes pelo telefone 0800-0550195. A ligação é gratuita”.