Conselho de Desenvolvimento da RMC discute Segurança Pública na região
A reunião entre prefeitos da região ocorreu em Pedreira, na última terça-feira
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC) reuniu prefeitos e autoridades em Pedreira na última terça-feira, 19. Segurança Pública foi o principal assunto discutido.
Uma palestra foi ministrada pelo secretário executivo da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo, e o coordenador da Câmara Temática de Segurança Pública da RMC, Antônio Giron, apresentou o projeto “Modernização do sistema de videomonitoramento da RMC”.
“Os prefeitos da RMC estão muito preocupados com a Segurança Pública, por conta do aumento da vulnerabilidade social de uma parcela considerável da população nos municípios e o crescimento do número de pessoas em situação de rua em toda a região”, disse o presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.
Presente na reunião, o prefeito de Morungaba, Marquinho de Oliveira, lembrou que a Estância tem investido continuamente em melhorias do videomonitoramento e em ações voltadas à assistência social, “não só se restringindo ao apoio por meio de doações de alimentos, roupas e outros itens, mas principalmente na criação de oportunidades para a geração de renda. Morungaba tem se destacado, por exemplo, no incentivo fiscal para a chegada de mais empresas que possam gerar empregos e na realização cursos voltados à qualificação profissional que se dá na prática por meio de diversas parcerias com o setor privado”.
Demais ações
Durante a reunião, também foram apresentados o “Manual de Captação de Recursos e Gestão de Convênios”, pelo diretor de convênios da Prefeitura Municipal de Campinas, Flavio Emillano; e “Arbitragem na Administração Pública: Vantagens”, por Adelmo Emerenciano e Luiz Augusto Baggio, ambos da empresa Baggio e Associados.
Ao final da reunião, foram deliberadas aprovações de propostas dos municípios de Pedreira e Nova Odessa, a aprovação do Manual de Instruções do projeto “RMC Empreendedora” e a aprovação da junção da Câmara Temática de Tecnologia e Inovação à Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, resultando na Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.