Conheça as 4 formas de pagamento mais utilizadas no Brasil
Enquanto pagamento em espécie diminuiu drasticamente, métodos digitais vêm ganhando cada vez mais espaço
Créditos: iStock/ Drs Producoes
A inclusão digital trouxe as mais diversas praticidades ao nosso cotidiano, inclusive no que diz respeito aos meios de pagamento. Usar dinheiro em espécie tem se tornado uma prática cada vez mais incomum atualmente, já que os métodos digitais se tornaram a principal preferência dos consumidores.
Para uma empresa, é sempre importante apostar na variedade. Quanto mais formas de pagamento estiverem disponíveis, maior a conveniência oferecida aos clientes – um fator que certamente se lembrarão quando precisarem fazer negócios novamente. A seguir, saiba quais são as alternativas mais utilizadas pelos brasileiros:
Pix
De acordo com um levantamento realizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Pix é a forma de pagamento preferida dos brasileiros. Em 2022, foram acumuladas mais de 24 bilhões de transações pela modalidade – 6 bilhões a mais que o segundo colocado.
De todas as opções da lista, o Pix é o meio de pagamento mais novo do mercado, tendo feito sua estreia em outubro de 2020. O serviço foi disponibilizado pelo próprio governo brasileiro como uma forma de facilitar transações interbancárias, permitindo que cada cidadão cadastre várias chaves e transfira valores variados para contas de diferentes instituições financeiras.
A praticidade é seu principal destaque: o dinheiro cai imediatamente na conta de quem recebe, agilizando grande parte do processo de venda.
Cartão de crédito e débito
Em segundo lugar, temos os cartões de crédito, que acumularam mais de 18 bilhões de transações em 2022, segundo a Febraban. Essa é uma modalidade mais tradicional que também se destaca pela praticidade, especialmente em termos de flexibilidade de pagamento.
Muitos ainda dão preferência ao cartão de crédito, devido à possibilidade de parcelamento, podendo dividir o pagamento de uma compra em parcelas mensais com valores menores. Além disso, hoje existem várias tecnologias que facilitam ainda mais a usabilidade do cartão, como os modelos por aproximação e os smartphones com função de NFC, que dispensam o uso de um cartão físico.
Já em terceiro lugar vêm os cartões de débito, com mais de 15 bilhões de transações. A única diferença é que ele substitui o uso do crédito pelo débito, usando somente o dinheiro que se tem na conta. Em contrapartida, não há opção de parcelamento.
Boleto bancário
Por último, temos os boletos bancários, que em 2022 somaram mais de 4 bilhões de transações. Essa é uma modalidade mais antiga que hoje vem sendo menos utilizada, já que envolve somente pagamentos à vista e costuma levar um prazo de até 72 horas para confirmar o pagamento.
Contudo, graças aos cartões de crédito, hoje também é possível pagar um boleto parcelado, com a adição de uma porcentagem de juros em cada parcela. Dessa forma, é possível lidar com a despesa de uma forma mais tranquila quando não se dispõe do valor total em caixa.